Boletim Salesiano - Itens filtrados por data: Segunda, 16 Dezembro 2013
O CD duplo Dom Bosco Amigo dos Jovens, que será lançado em breve, como parte das homenagens ao bicentenário de nascimento do santo fundador da Congregação Salesiana, já está em fase final de produção. 
Publicado em Nacionais
Jorge Mario Bergoglio, que desde o dia 13 de março deste ano ficou conhecido em todo o mundo simplesmente como Papa Francisco, completa nesta terça-feira, 17 de dezembro, o seu 77° aniversário. 
Publicado em Internacionais
  Um grupo de 33 paroquianos e 5 aspirantes deu um importante passo na fé, no ultimo dia 12 de dezembro: firmou o compromisso de sempre promover a Adoração ao Santíssimo Sacramento – cerne da nossa fé -  e a devoção à Maria, mãe de Deus sob o título de Auxiliadora dos Cristãos, durante a celebração da missa de compromisso da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) da Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos, São Paulo. A missa foi presidida pelo padre Edson Donizetti Castilho, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo.   “Sou ADMA, pois quero ser um frágil e pequeno instrumento do Senhor a interceder pelas vocações sacerdotais e religiosas. Assumo este chamado pois dentre muitos que o Senhor nos faz enquanto Igreja, sem dúvida, Ele quer que sejamos intercessores. Precisamos trazer a presença de Deus para o meio do seu povo. Em tempos de crises, dificuldades e incertezas vocacionais, somos chamados a interceder por toda a humanidade”, define Teresa Delfino,  membro da ADMA.   Segundo o pároco da Paróquia Sagrada Família, padre Silvio César, “a presença da ADMA na Paróquia tornará a devoção a Maria Auxiliadora mais viva". Fátima Marques, uma das associadas, compartilha da mesma opinião. “Receber o chamado da mãe Auxiliadora é uma grande graça. Selar com ela este compromisso é uma grande responsabilidade. Mas acredito que ela intercede a DEUS que nos molda e nos prepara, tal qual o vaso nas mãos do oleiro e nos ajuda na caminhada quando acontecerem as quedas. Estou muito feliz”.   “Aprendi o valor da devoção mariana na família e que foi reforçada quando aluna das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora). Procurei demonstrar aos meus filhos o quão é reconfortante ter Maria como parceira nesta peregrinação que fazemos pela vida; fico feliz em ver agora meus netos reconhecendo a "Mamãe do Céu" e desde pequeninos nutrindo um amor que só aumentará. Fazer parte da ADMA foi a coroação de uma relação que tenho com Maria Auxiliadora desde a na infância” , menciona Lídia Galvão,  mãe do salesiano Rafael Galvão.   A Associação de Maria Auxiliadora é uma Associação Eclesial Pública de fiéis que atua na Igreja sendo orientada pelo clero. Foi fundada por Dom Bosco no dia 18 de abril de 1869, junto ao Santuário de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Itália, com a intenção de ser uma expressão simples e prática para defender a fé entre os povos. A Associação está unida vitalmente ao Santuário de Maria Auxiliadora em Turim, construído pelo próprio Dom Bosco e lá acorrem milhares de peregrinos anualmente,  pedindo e alcançando graças.   Andréa Soares   Notícia relacionada: ADMA da Paróquia Sagrada Família celebrará missa de compromisso
Publicado em Nacionais
  Mais de mil pessoas compareceram na manhã de 14 de dezembro ao Centro de Formação e Cultura da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, em São Paulo, para participarem da celebração eucarística em que foi ordenado sacerdote o salesiano Renato Tarcísio de Moraes Rocha. A celebração foi presidida pelo bispo de Cáceres, MT, dom Antonio Emídio Vilar, e concelebrada por diversos padres salesianos, entre eles o inspetor, padre Edson Donizetti Castilho, o vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, padre Roque Luiz Sibioni, o diretor da Rede Salesiana de Ação Social, padre Sérgio Augusto Baldin Junior e o diretor da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, padre Rosalvinho Moran Viñayo. Também esteve presente o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Participaram da equipe litúrgica os salesianos formandos, entre eles, os diáconos Anderson Bizarria e Cláudio Motta, que receberão o sacramento da Ordem nos dias 21 de dezembro e 11 de janeiro, respectivamente. Padre Tarcísio desejava ser padre desde os 9 anos, quando ocorreu uma Missão Redentorista na cidade de Boituva, SP, onde cresceu. Participou de diversos encontros vocacionais, chegou a deixar a ideia de se tornar sacerdote de lado, mas nunca deixou de participar da vida de sua comunidade. Quando estava no final de sua primeira faculdade e crescia profissionalmente, sentiu novamente o chamado de Deus em uma missa de posse do novo pároco. Cursou os três primeiros anos de formação vocacional na Diocese de Bauru, até conhecer os Salesianos de Dom Bosco e se identificar com a missão dos salesianos de ser sinal do amor de Deus em meio aos jovens. Após participar da vida de diversas comunidades salesianas como formando, padre Tarcísio recebe o sacramento da Ordem, tendo como lema uma frase atribuída a Dom Bosco: “O Senhor colocou-nos no mundo para os outros”. Trata-se da continuação de uma missão iniciada quando ainda era criança, sinal vivo da vocação que Deus lhe reservou.   Anderson Bueno/ Inspetoria Salesiana de São Paulo
Publicado em Nacionais
A Fundação Dom Bosco no Mundo e a Procuradoria Missionária de Bonn, da Alemanha, desenvolveram um projeto que irá beneficiar 2600 famílias - cerca de 12.000 pessoas, que foram vitimadas pelo tufão Haiyan, no início do mês de novembro.
Publicado em Missões
Após a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, muitos grupos de jovens ganharam um novo vigor. Agora a Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB deseja estreitar relações e lança o desafio: quantos grupos de jovens existem hoje no Brasil? Mais do que responder esta pergunta, o Cadastro Nacional de Grupos de Jovens vai criar uma linha direta entre grupos e a Comissão, facilitando a comunicação e possibilitando conhecer melhor a realidade e o trabalho da base das diversas expressões juvenis da Igreja.
Publicado em Nacionais
  Oferecer uma compreensão dos aspectos determinantes do pluralismo eclesial e religioso no Brasil é um dos objetivos do V Simpósio de Formação Ecumênica e XVI Encontro de Professores de Ecumenismo, que serão realizados, simultaneamente, entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2014, em São Paulo. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, com o propósito de capacitar agentes de pastoral. O tema será os “50 anos de Unitatis Redintegratio, Nostra Aetate, Dignitatis Humanae”.
Publicado em Nacionais
Irmã Caterina Cangià fala ao Boletim Salesiano sobre a produção do filme Maín, a casa da felicidade, biografia de Santa Maria Domingas Mazzarello que emocionou religiosos e leigos pela sensibilidade com que trata o carisma da co-fundadora da Família Salesiana.
Publicado em Salesianidade
Boletim Salesiano - Itens filtrados por data: Segunda, 16 Dezembro 2013
O CD duplo Dom Bosco Amigo dos Jovens, que será lançado em breve, como parte das homenagens ao bicentenário de nascimento do santo fundador da Congregação Salesiana, já está em fase final de produção. 
Publicado em Nacionais
Jorge Mario Bergoglio, que desde o dia 13 de março deste ano ficou conhecido em todo o mundo simplesmente como Papa Francisco, completa nesta terça-feira, 17 de dezembro, o seu 77° aniversário. 
Publicado em Internacionais
  Um grupo de 33 paroquianos e 5 aspirantes deu um importante passo na fé, no ultimo dia 12 de dezembro: firmou o compromisso de sempre promover a Adoração ao Santíssimo Sacramento – cerne da nossa fé -  e a devoção à Maria, mãe de Deus sob o título de Auxiliadora dos Cristãos, durante a celebração da missa de compromisso da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) da Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos, São Paulo. A missa foi presidida pelo padre Edson Donizetti Castilho, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo.   “Sou ADMA, pois quero ser um frágil e pequeno instrumento do Senhor a interceder pelas vocações sacerdotais e religiosas. Assumo este chamado pois dentre muitos que o Senhor nos faz enquanto Igreja, sem dúvida, Ele quer que sejamos intercessores. Precisamos trazer a presença de Deus para o meio do seu povo. Em tempos de crises, dificuldades e incertezas vocacionais, somos chamados a interceder por toda a humanidade”, define Teresa Delfino,  membro da ADMA.   Segundo o pároco da Paróquia Sagrada Família, padre Silvio César, “a presença da ADMA na Paróquia tornará a devoção a Maria Auxiliadora mais viva". Fátima Marques, uma das associadas, compartilha da mesma opinião. “Receber o chamado da mãe Auxiliadora é uma grande graça. Selar com ela este compromisso é uma grande responsabilidade. Mas acredito que ela intercede a DEUS que nos molda e nos prepara, tal qual o vaso nas mãos do oleiro e nos ajuda na caminhada quando acontecerem as quedas. Estou muito feliz”.   “Aprendi o valor da devoção mariana na família e que foi reforçada quando aluna das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora). Procurei demonstrar aos meus filhos o quão é reconfortante ter Maria como parceira nesta peregrinação que fazemos pela vida; fico feliz em ver agora meus netos reconhecendo a "Mamãe do Céu" e desde pequeninos nutrindo um amor que só aumentará. Fazer parte da ADMA foi a coroação de uma relação que tenho com Maria Auxiliadora desde a na infância” , menciona Lídia Galvão,  mãe do salesiano Rafael Galvão.   A Associação de Maria Auxiliadora é uma Associação Eclesial Pública de fiéis que atua na Igreja sendo orientada pelo clero. Foi fundada por Dom Bosco no dia 18 de abril de 1869, junto ao Santuário de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Itália, com a intenção de ser uma expressão simples e prática para defender a fé entre os povos. A Associação está unida vitalmente ao Santuário de Maria Auxiliadora em Turim, construído pelo próprio Dom Bosco e lá acorrem milhares de peregrinos anualmente,  pedindo e alcançando graças.   Andréa Soares   Notícia relacionada: ADMA da Paróquia Sagrada Família celebrará missa de compromisso
Publicado em Nacionais
  Mais de mil pessoas compareceram na manhã de 14 de dezembro ao Centro de Formação e Cultura da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, em São Paulo, para participarem da celebração eucarística em que foi ordenado sacerdote o salesiano Renato Tarcísio de Moraes Rocha. A celebração foi presidida pelo bispo de Cáceres, MT, dom Antonio Emídio Vilar, e concelebrada por diversos padres salesianos, entre eles o inspetor, padre Edson Donizetti Castilho, o vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, padre Roque Luiz Sibioni, o diretor da Rede Salesiana de Ação Social, padre Sérgio Augusto Baldin Junior e o diretor da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, padre Rosalvinho Moran Viñayo. Também esteve presente o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Participaram da equipe litúrgica os salesianos formandos, entre eles, os diáconos Anderson Bizarria e Cláudio Motta, que receberão o sacramento da Ordem nos dias 21 de dezembro e 11 de janeiro, respectivamente. Padre Tarcísio desejava ser padre desde os 9 anos, quando ocorreu uma Missão Redentorista na cidade de Boituva, SP, onde cresceu. Participou de diversos encontros vocacionais, chegou a deixar a ideia de se tornar sacerdote de lado, mas nunca deixou de participar da vida de sua comunidade. Quando estava no final de sua primeira faculdade e crescia profissionalmente, sentiu novamente o chamado de Deus em uma missa de posse do novo pároco. Cursou os três primeiros anos de formação vocacional na Diocese de Bauru, até conhecer os Salesianos de Dom Bosco e se identificar com a missão dos salesianos de ser sinal do amor de Deus em meio aos jovens. Após participar da vida de diversas comunidades salesianas como formando, padre Tarcísio recebe o sacramento da Ordem, tendo como lema uma frase atribuída a Dom Bosco: “O Senhor colocou-nos no mundo para os outros”. Trata-se da continuação de uma missão iniciada quando ainda era criança, sinal vivo da vocação que Deus lhe reservou.   Anderson Bueno/ Inspetoria Salesiana de São Paulo
Publicado em Nacionais
A Fundação Dom Bosco no Mundo e a Procuradoria Missionária de Bonn, da Alemanha, desenvolveram um projeto que irá beneficiar 2600 famílias - cerca de 12.000 pessoas, que foram vitimadas pelo tufão Haiyan, no início do mês de novembro.
Publicado em Missões
Após a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, muitos grupos de jovens ganharam um novo vigor. Agora a Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB deseja estreitar relações e lança o desafio: quantos grupos de jovens existem hoje no Brasil? Mais do que responder esta pergunta, o Cadastro Nacional de Grupos de Jovens vai criar uma linha direta entre grupos e a Comissão, facilitando a comunicação e possibilitando conhecer melhor a realidade e o trabalho da base das diversas expressões juvenis da Igreja.
Publicado em Nacionais
  Oferecer uma compreensão dos aspectos determinantes do pluralismo eclesial e religioso no Brasil é um dos objetivos do V Simpósio de Formação Ecumênica e XVI Encontro de Professores de Ecumenismo, que serão realizados, simultaneamente, entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2014, em São Paulo. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, com o propósito de capacitar agentes de pastoral. O tema será os “50 anos de Unitatis Redintegratio, Nostra Aetate, Dignitatis Humanae”.
Publicado em Nacionais
Irmã Caterina Cangià fala ao Boletim Salesiano sobre a produção do filme Maín, a casa da felicidade, biografia de Santa Maria Domingas Mazzarello que emocionou religiosos e leigos pela sensibilidade com que trata o carisma da co-fundadora da Família Salesiana.
Publicado em Salesianidade