Boletim Salesiano - Itens filtrados por data: Terça, 17 Dezembro 2013
  Neste domingo, 22 de dezembro, representantes da Rádio Dom Bosco FM 96,1 vão receber o troféu de recordista pela maior concentração de público em evento religioso num único dia   O Rank Brasil estará em Fortaleza, CE, neste fim de semana para realizar a entrega do troféu e certificados à Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco – Rádio Dom Bosco Fm 96,1, pelo recorde brasileiro de maior concentração de público em evento religioso num único dia.   Cerca de 1,6 milhão de pessoas participaram do VI Evangelizar Dom Bosco, realizado no dia 26 de outubro, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.   O número expressivo de participantes já é característica do encontro desde sua primeira edição em 30 de agosto de 2008, quando aproximadamente 300 mil pessoas estiveram presentes na celebração. No ano passado, 1,5 milhão compareceram.   De acordo com a organização do Evangelizar Dom Bosco, o projeto apresenta em sua programação atrações musicais, danças e ritos cristãos. O objetivo é mobilizar os participantes para o encontro com Deus, fomentando atitudes de cidadania, valorização dos espaços públicos, preservação do meio ambiente e da família. Segundo Thiago Cordeiro, coordenador geral do evento, cerca de três mil pessoas trabalharam na edição deste ano e todos estão satisfeitos com a conquista do recorde. “É uma alegria muito grande. Um reconhecimento de um projeto que é feito pela rádio e colaboradores da paróquia que nos ajudam. Estamos realizados”.   A entrega do título acontecerá neste domingo, 22, a partir das 15 horas, na Quadra da Paróquia da Piedade, localizada na Rua Joaquim Torres, nº 185. Além da cerimônia de oficialização do recorde, orações, shows e premiações fazem parte da cerimônia.   Programação 15h - Terço da Misericórdia 16h - Missa dos Ouvintes 18h - Premiação (Entrega do troféu e certificados do RankBrasil) 19h - Sorteio da ação entre amigos e shows   Lilian da Cruz/ Rank Brasil   Notícia relacionada: Evangelizar Dom Bosco tem maior concentração de público religioso em único dia
Publicado em Nacionais
A campanha Sino da Caridade promovida pela instituição salesiana Cidade Dom Bosco foi concluída na segunda-feira, 16 de dezembro, com a entrega das cestas básicas para as famílias carentes de Corumbá, MS, que são atendidas pelos programas sociais desenvolvidos pela instituição, fundada pelo padre salesiano, Ernesto Saksida.
Publicado em Nacionais
  A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo foi a Instituição de ensino mais lembrada pelos capixabas na pesquisa Marcas de Valor, realizada pela Rede Gazeta. No mês de julho, foram realizadas 2.019 entrevistas na Grande Vitória para conhecer as marcas que fazem a diferença e criam valores na vida e história dos capixabas (que estão na cabeça e no coração deles). Em 2013, foram pesquisadas 90 marcas em 13 segmentos empresariais.   O resultado da pesquisa foi divulgado na noite de segunda-feira, 9 de dezembro, em cerimônia realizada no Cerimonial Itamarati Hall. Dentre os 13 segmentos, a Católica foi considerada a segunda marca mais lembrada. Já no segmento Faculdade, a Católica foi a melhor instituição de ensino superior capixaba em todos os itens pesquisados.   “Esta excelente classificação é resultado dos 70 anos da presença dos salesianos na sociedade capixaba, investindo em uma educação baseada em princípios humanos e cristãos, formando pessoas qualificadas, através de métodos de ensino atualizados e eficazes”, destaca o diretor financeiro da Instituição, padre Rogério Calvi.   O trabalho da Faculdade Católica Salesiana vai muito além da sala de aula. Os projetos que envolvem alunos e professores, além de beneficiarem a comunidade como um todo, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento. “A responsabilidade social faz parte do nosso trabalho. Nossa missão é formar profissionais comprometidos com a vida”, destaca o diretor executivo da Católica, Jolmar Luis Hawerroth.    A Instituição trabalha para alçar voos ainda mais altos. A proposta é transformar a Faculdade em Centro Universitário até o final do próximo ano. Um projeto de um novo prédio com três andares, previsto para ser entregue em 2015, vai ampliar o número de salas e laboratórios, aumentando, assim, a capacidade de atendimento, possibilitando à Instituição saltar de 4 mil para 7 mil estudantes matriculados.   Além da ampliação do espaço físico, já está em vias de ser implanto o curso de Direito. Outros cursos também serão oferecidos, como os de Engenharia Elétrica e Mecânica e Estética e Cosmetologia.   Atualmente, o corpo docente da Católica é formado por 80% de mestres e doutores; deste total, 50% atua tanto na sala de aula quanto em atividades extraclasse.   Leia a matéria sobre a Faculdade Católica do Espírito Santo publicada na Revista Marcas de Valor.   Assessoria de Comunicação – Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Publicado em Nacionais
Foi realizada na manhã de domingo, 15 de dezembro, a celebração em ação de graças pela conclusão do curso de Comunicação para a Pastoral - turma 2013, oferecida pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), em parceria com a Faculdade Dom Heitor Sales. Participaram do curso os jovens Cybelle Pereira, Ranieri Dantas, Vitória Élida e Eduardo Aguiar, membros da Equipe Suporte de Comunicação, ligada à Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Gramoré/ Natal.
Publicado em Nacionais
Será lançado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, em sessão solene na Academia Amazonense de Letras, o livro “Páginas de uma vida, avançar é preciso”, do salesiano sacerdote, padre João da Silva Mendonça. Carmem Novoa, membro da Academia Amazonense de Letras - que prefaciou a obra - fará uma apresentação durante a sessão.   Com promoção da Faculdade Salesiana Dom Bosco, a sessão ocorrerá na sede da academia em Manaus localizada na Rua Ramos Ferreira, 10099, centro, a partir das 20 horas.   Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio   Notícia relacionada: Padre João Mendonça lança livro “Páginas de Uma Vida: andar é preciso”
Publicado em Nacionais
“Eu estou pensando em você hoje porque é Natal, e eu lhe desejo felicidade. E amanhã, porque será o dia seguinte ao Natal, eu ainda lhe desejarei felicidade. Eu posso não ser capaz de lhe falar sobre isto diariamente, porque eu posso estar ausente, ou nós podemos estar muito ocupados. Mas isso não faz diferença. Meus pensamentos e meus desejos estarão com você da mesma forma. Qualquer alegria ou sucesso que você tenha me fará feliz. Me iluminará por todo ano. Eu desejo a você o Espírito do Natal” (Van Dike).
Publicado em Liturgia
Preocupo-me muito com as possíveis distorções que possam nascer das múltiplas leituras que são feitas do Projeto de Dom Bosco. A minha maior preocupação está relacionada àqueles estudos que podem reduzir o projeto a uma simples doutrina pedagógica, a uma corrente psicológica ou antropológica, em princípios que traduzam, exclusivamente, paradigmas construídos na dimensão terrena de nosso ser e existir.
Publicado em Dom Bosco Hoje
  A Livraria Editora Vaticana lançou na quinta-feira, 12 de dezembro, uma coletânea intitulada “As Palavras do Papa Francisco”. O novo volume denominado “Percorramos os caminhos da Paz”, reúne 35 textos sobre as reflexões do Angelus dominical e as catequeses pronunciadas nas Audiências Gerais de quarta-feira, que vão de agosto ao início de dezembro.   Entre esses pronunciamentos encontra-se também a homilia que o Santo Padre fez, na noite de 7 de setembro, no Patamar da Basílica Vaticana, na Vigília de Oração pela Paz, quando exortou: “O grito da paz chegue aos corações de todos, para que sejam depostas as armas e se deixem guiar pelo anseio da paz”.   A coletânea contempla ainda cinco exortações papais: “Peço-lhes para rezar por mim”, “Não deixem roubar a esperança”, “A alegria de evangelizar”, “Quanto é belo estar reunidos aqui” e “Homilias das Missas matutinas celebradas na Capela Santa Marta, no Vaticano”.   Rádio Vaticana  
Publicado em Internacionais
A renúncia do papa Bento XVI, a eleição de um papa não europeu e a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil foram grandes episódios vividos neste ano intenso, que fizeram com que o mundo inteiro olhasse para a Igreja e para os católicos.
Publicado em Igreja
Neste ano o Brasil foi sede do maior evento juvenil católico do mundo; a Jornada Mundial da Juventude. Um acontecimento que ficará na história da Igreja Católica do país e que se tornará memória recorrente na vida de inúmeros jovens que vivenciaram a Jornada. Realizada na cidade do Rio de Janeiro, a JMJ colocou em destaque os problemas sociais que afligem os jovens - uma pauta que foi ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade e dos seminários nacionais cujo foco também foi a juventude.
Publicado em Juventude
Página 1 de 2
Boletim Salesiano - Itens filtrados por data: Terça, 17 Dezembro 2013
  Neste domingo, 22 de dezembro, representantes da Rádio Dom Bosco FM 96,1 vão receber o troféu de recordista pela maior concentração de público em evento religioso num único dia   O Rank Brasil estará em Fortaleza, CE, neste fim de semana para realizar a entrega do troféu e certificados à Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco – Rádio Dom Bosco Fm 96,1, pelo recorde brasileiro de maior concentração de público em evento religioso num único dia.   Cerca de 1,6 milhão de pessoas participaram do VI Evangelizar Dom Bosco, realizado no dia 26 de outubro, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.   O número expressivo de participantes já é característica do encontro desde sua primeira edição em 30 de agosto de 2008, quando aproximadamente 300 mil pessoas estiveram presentes na celebração. No ano passado, 1,5 milhão compareceram.   De acordo com a organização do Evangelizar Dom Bosco, o projeto apresenta em sua programação atrações musicais, danças e ritos cristãos. O objetivo é mobilizar os participantes para o encontro com Deus, fomentando atitudes de cidadania, valorização dos espaços públicos, preservação do meio ambiente e da família. Segundo Thiago Cordeiro, coordenador geral do evento, cerca de três mil pessoas trabalharam na edição deste ano e todos estão satisfeitos com a conquista do recorde. “É uma alegria muito grande. Um reconhecimento de um projeto que é feito pela rádio e colaboradores da paróquia que nos ajudam. Estamos realizados”.   A entrega do título acontecerá neste domingo, 22, a partir das 15 horas, na Quadra da Paróquia da Piedade, localizada na Rua Joaquim Torres, nº 185. Além da cerimônia de oficialização do recorde, orações, shows e premiações fazem parte da cerimônia.   Programação 15h - Terço da Misericórdia 16h - Missa dos Ouvintes 18h - Premiação (Entrega do troféu e certificados do RankBrasil) 19h - Sorteio da ação entre amigos e shows   Lilian da Cruz/ Rank Brasil   Notícia relacionada: Evangelizar Dom Bosco tem maior concentração de público religioso em único dia
Publicado em Nacionais
A campanha Sino da Caridade promovida pela instituição salesiana Cidade Dom Bosco foi concluída na segunda-feira, 16 de dezembro, com a entrega das cestas básicas para as famílias carentes de Corumbá, MS, que são atendidas pelos programas sociais desenvolvidos pela instituição, fundada pelo padre salesiano, Ernesto Saksida.
Publicado em Nacionais
  A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo foi a Instituição de ensino mais lembrada pelos capixabas na pesquisa Marcas de Valor, realizada pela Rede Gazeta. No mês de julho, foram realizadas 2.019 entrevistas na Grande Vitória para conhecer as marcas que fazem a diferença e criam valores na vida e história dos capixabas (que estão na cabeça e no coração deles). Em 2013, foram pesquisadas 90 marcas em 13 segmentos empresariais.   O resultado da pesquisa foi divulgado na noite de segunda-feira, 9 de dezembro, em cerimônia realizada no Cerimonial Itamarati Hall. Dentre os 13 segmentos, a Católica foi considerada a segunda marca mais lembrada. Já no segmento Faculdade, a Católica foi a melhor instituição de ensino superior capixaba em todos os itens pesquisados.   “Esta excelente classificação é resultado dos 70 anos da presença dos salesianos na sociedade capixaba, investindo em uma educação baseada em princípios humanos e cristãos, formando pessoas qualificadas, através de métodos de ensino atualizados e eficazes”, destaca o diretor financeiro da Instituição, padre Rogério Calvi.   O trabalho da Faculdade Católica Salesiana vai muito além da sala de aula. Os projetos que envolvem alunos e professores, além de beneficiarem a comunidade como um todo, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento. “A responsabilidade social faz parte do nosso trabalho. Nossa missão é formar profissionais comprometidos com a vida”, destaca o diretor executivo da Católica, Jolmar Luis Hawerroth.    A Instituição trabalha para alçar voos ainda mais altos. A proposta é transformar a Faculdade em Centro Universitário até o final do próximo ano. Um projeto de um novo prédio com três andares, previsto para ser entregue em 2015, vai ampliar o número de salas e laboratórios, aumentando, assim, a capacidade de atendimento, possibilitando à Instituição saltar de 4 mil para 7 mil estudantes matriculados.   Além da ampliação do espaço físico, já está em vias de ser implanto o curso de Direito. Outros cursos também serão oferecidos, como os de Engenharia Elétrica e Mecânica e Estética e Cosmetologia.   Atualmente, o corpo docente da Católica é formado por 80% de mestres e doutores; deste total, 50% atua tanto na sala de aula quanto em atividades extraclasse.   Leia a matéria sobre a Faculdade Católica do Espírito Santo publicada na Revista Marcas de Valor.   Assessoria de Comunicação – Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Publicado em Nacionais
Foi realizada na manhã de domingo, 15 de dezembro, a celebração em ação de graças pela conclusão do curso de Comunicação para a Pastoral - turma 2013, oferecida pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), em parceria com a Faculdade Dom Heitor Sales. Participaram do curso os jovens Cybelle Pereira, Ranieri Dantas, Vitória Élida e Eduardo Aguiar, membros da Equipe Suporte de Comunicação, ligada à Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Gramoré/ Natal.
Publicado em Nacionais
Será lançado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, em sessão solene na Academia Amazonense de Letras, o livro “Páginas de uma vida, avançar é preciso”, do salesiano sacerdote, padre João da Silva Mendonça. Carmem Novoa, membro da Academia Amazonense de Letras - que prefaciou a obra - fará uma apresentação durante a sessão.   Com promoção da Faculdade Salesiana Dom Bosco, a sessão ocorrerá na sede da academia em Manaus localizada na Rua Ramos Ferreira, 10099, centro, a partir das 20 horas.   Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio   Notícia relacionada: Padre João Mendonça lança livro “Páginas de Uma Vida: andar é preciso”
Publicado em Nacionais
“Eu estou pensando em você hoje porque é Natal, e eu lhe desejo felicidade. E amanhã, porque será o dia seguinte ao Natal, eu ainda lhe desejarei felicidade. Eu posso não ser capaz de lhe falar sobre isto diariamente, porque eu posso estar ausente, ou nós podemos estar muito ocupados. Mas isso não faz diferença. Meus pensamentos e meus desejos estarão com você da mesma forma. Qualquer alegria ou sucesso que você tenha me fará feliz. Me iluminará por todo ano. Eu desejo a você o Espírito do Natal” (Van Dike).
Publicado em Liturgia
Preocupo-me muito com as possíveis distorções que possam nascer das múltiplas leituras que são feitas do Projeto de Dom Bosco. A minha maior preocupação está relacionada àqueles estudos que podem reduzir o projeto a uma simples doutrina pedagógica, a uma corrente psicológica ou antropológica, em princípios que traduzam, exclusivamente, paradigmas construídos na dimensão terrena de nosso ser e existir.
Publicado em Dom Bosco Hoje
  A Livraria Editora Vaticana lançou na quinta-feira, 12 de dezembro, uma coletânea intitulada “As Palavras do Papa Francisco”. O novo volume denominado “Percorramos os caminhos da Paz”, reúne 35 textos sobre as reflexões do Angelus dominical e as catequeses pronunciadas nas Audiências Gerais de quarta-feira, que vão de agosto ao início de dezembro.   Entre esses pronunciamentos encontra-se também a homilia que o Santo Padre fez, na noite de 7 de setembro, no Patamar da Basílica Vaticana, na Vigília de Oração pela Paz, quando exortou: “O grito da paz chegue aos corações de todos, para que sejam depostas as armas e se deixem guiar pelo anseio da paz”.   A coletânea contempla ainda cinco exortações papais: “Peço-lhes para rezar por mim”, “Não deixem roubar a esperança”, “A alegria de evangelizar”, “Quanto é belo estar reunidos aqui” e “Homilias das Missas matutinas celebradas na Capela Santa Marta, no Vaticano”.   Rádio Vaticana  
Publicado em Internacionais
A renúncia do papa Bento XVI, a eleição de um papa não europeu e a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil foram grandes episódios vividos neste ano intenso, que fizeram com que o mundo inteiro olhasse para a Igreja e para os católicos.
Publicado em Igreja
Neste ano o Brasil foi sede do maior evento juvenil católico do mundo; a Jornada Mundial da Juventude. Um acontecimento que ficará na história da Igreja Católica do país e que se tornará memória recorrente na vida de inúmeros jovens que vivenciaram a Jornada. Realizada na cidade do Rio de Janeiro, a JMJ colocou em destaque os problemas sociais que afligem os jovens - uma pauta que foi ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade e dos seminários nacionais cujo foco também foi a juventude.
Publicado em Juventude
Página 1 de 2