Quarta, 01 Novembro 2017 14:38

Todos os meses, o Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, escreve um artigo para os leitores do Boletim Salesiano. Neste mês de novembro, ele fala sobre os missionários e o sentimento de gratidão.

 

Pascual Chávez Villanueva

Pascual Chávez Villanueva SDB, é um sacerdote católico salesiano e Reitor-Mor da Congregação Salesiana desde 3 de abril de 2002, tornando-se o IX sucessor de Dom Bosco no governo da segunda maior comunidade religiosa da Igreja Católica. Chávez é o segundo latino-americano a ocupar o cargo máximo da dita Congregação (o primeiro foi seu antecessor imediato, João E. Vecchi, de nacionalidade argentina). Durante o XXVI Capítulo Geral dos Salesianos realizado em Roma entre fevereiro e abril de 2008 foi eleito para um segundo período de seis anos. Nasceu em San Luis Potosí, México, em 20 de dezembro de 1947 e reside na Casa Geral dos Salesianos de Dom Bosco em Roma. Tem se destacado por suas visitas como Reitor-Mor a todas as inspetorias salesianas do mundo.

URL do site:

Quarta, 02 Abril 2014 13:16

Todos os meses, o reitor-mor escreve aos leitores do Boletim Salesiano. No último artigo escrito por padre Pascual Chávez como superior dos Salesianos, ele escreve como se fosse o próprio Dom Bosco, retomando a figura de Maria durante toda a sua vida:

 

Há uma belíssima recordação da minha infância, aos nove ou 10 anos. Foi um sonho que deixou um sinal indelével na minha vida. Tinha visto um grupo de jovens atentos à brincadeira; de repente, porém, o passatempo degenerara em uma luta furiosa, com  socos, pontapés, palavrões e, infelizmente, blasfêmias. Eu partira para o ataque. Em seguida, um senhormajestoso interrompeu-me, indicando uma maneira bem diferente de fazer com que melhorassem. E apareceu uma maravilhosa senhora, afetuosa e bela: fez um sinal para que me aproximasse dela. Como eu estivesse confuso com a rápida sequência de cenas, tomou-me pela mão. O gesto de delicada bondade materna conquistou-me para sempre. Com muita simplicidade, posso dizer-te que jamais me separei dessa mão; ou melhor, sempre a tive bem apertada, até o fim.

Padre Gildásio Mendes

Padre Gildásio Mendes, SDB, é da Missão Salesiana de Mato Grosso e membro do Conselho Editorial do Boletim Salesiano. Lançou, em 2012, o livro Geração NET: Relacionamento, Espiritualidade, Vida profissional, pela editora Paulinas, e é autor de outros de livros que abordam a influência do computador e da internet nos processos cognitivos, tais como: A realidade do virtual  e As virtudes e os vícios da internet.

URL do site:

Terça, 03 Setembro 2013 13:26

A realidade virtual já faz parte da sociedade brasileira. Para compreender o fenômeno virtual na vida dos nossos filhos e na sociedade é necessário ampliar a visão sobre a internet como novo habitat.

 

De acordo com o Ibope Media, em dezembro de 2012, o Brasil possuía cerca de 95 milhões de internautas, ocupando o 5º lugar em número de conexões no mundo. A pesquisa revela que 50,7 milhões de usuários acessam regularmente a internet; 38% acessam diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. No total,87% dos internautas brasileiros acessam a internet semanalmente, fato que comprova que a realidade virtual faz parte do nosso dia a dia.

Quarta, 22 Março 2017 13:30

Está na pauta no Congresso brasileiro a Proposta de Emenda Constitucional nº 287/2016, conhecida como a Reforma da Previdência. Além de toda grande discussão sobre tempo de contribuição, direitos dos trabalhadores e demais temas polêmicos e preocupantes, a PEC também trata (quase nas entrelinhas) de outros assuntos que também impactam diretamente na vida de milhares de brasileiros. Um deles pode afetar as entidades filantrópicas, já que o relator da reforma, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), pretende propor o fim da isenção previdenciária para esse setor, que inclui instituições educacionais e de saúde. Segundo o parlamentar, o benefício fiscal provoca uma perda anual de R$ 12 bilhões aos cofres públicos.

Pe. João Mendonça

Pe. João Mendonça, SDB, nasceu em Manaus, AM, em 1961. É Salesiano de Dom Bosco desde 1982. Mestre em Educação com especialização em metodologia para a formação religiosa e presbiteral pela Pontificia Universidade de Roma. Pós graduado em Comunicação pelo SEPAC – PUC/SP e Educação Sexual pela Unisal/SP. Durante 4 anos foi coordenador da pastoral da inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, delegado inspetorial para a Família Salesiana, vice-diretor da comunidade Santo Tomás, Pio XI – Lapa, Diretor do pós-noviciado de Manaus e atualmente é pároco.

URL do site:

Sexta, 20 Outubro 2017 13:53

Uma assembleia com bispos representantes de todas as conferências, leigos e leigas, certamente jovens, assessores, especialistas em juventude: será um grande mutirão de escuta e reflexão para aprimorar mais ainda o PPV de muitos jovens

 

Nivaldo Pessinatti

URL do site:

Terça, 03 Novembro 2015 15:46

Ao iniciar o mês de novembro, ouvimos com frequência: “O ano já acabou”!

A roda-viva da vida parece nos envolver ou engolir com muita rapidez, para não dizer, com muita voracidade.

Ao mesmo tempo, a perspectiva de mais um final de ano pode nos proporcionar também sentimentos bons e belos.

Particularmente, este ano, marcado por tantos desafios políticos, econômicos e sociais, é muito importante ressaltar e reforçar os sentimentos positivos de esperança e gratidão.

Padre Antônio da Silva Ferreira

Padre Antônio da Silva Ferreira, SDB, é pedagogo, professor e autor de diversos escritos na área pedagógica. Nos últimos anos, voltou-se prioritariamente para a área da história da Congregação Salesiana e da vida de Dom Bosco. Entre seus livros publicados recentemente estão Não basta amar e Acima e além: os sonhos de Dom Bosco.

URL do site:

Segunda, 07 Outubro 2013 07:29

Padre Antonio da Silva Ferreira, pedagogo, professor e autor de diversos livros nas áreas pedagógica e de salesianidade, escreveu em 2011 e 2012 uma série de artigos sobre a história e a vida de Dom Bosco. Neste quinto artigo, padre Ferreira trata da vocação missionária da Congregação e do incentivo dado por seu fundador aos primeiros missionários.

 

Padre Osmar Bezutte

Padre Osmar Augusto Bezutte

Diretor da Casa Beata Maria Romero de Rondonópolis, MT; assistente Regional das VDB (Região Brasil) e Conselheiro Espiritual Provincial (Província Centro Oeste) do Movimento das Equipes de Nossa Senhora no Brasil.

URL do site:

Sábado, 18 Outubro 2014 00:11

A devoção mariana é uma realidade no meio de nosso povo. É o reflexo do amor que o mundo católico e ortodoxo tem pela Mãe de Jesus, Mãe de Deus e Mãe nossa. Essa devoção é comprovada pelos seus inúmeros títulos e santuários pelo mundo afora, e a expressão desse amor à Mãe celeste está em celebrações, ritos e procissões.

Agostino Favale

 

Padre Agostino Favale, SDB, é professor emérito de História da Igreja Moderna e Contemporânea e de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, consultor da Congregação para a Causa dos Santos e autor de mais de 180 obras.  

URL do site:

Quinta, 07 Maio 2015 16:27

Neste quinto artigo voltado à celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o padre Agostino Favale, SDB, trata sobre a Família Salesiana e o amplo movimento iniciado pelo santo em favor dos jovens.

Marcos Sandrini

Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, RS.  

URL do site:

Quarta, 13 Setembro 2017 16:21

Setembro é o Mês da Bíblia. Se há um santo que usou a Sagrada Escritura para a educação dos jovens foi Dom Bosco. Durante sua vida, ele não conseguiu colocar a Bíblia nas mãos dos jovens porque era proibido. Mas isto não foi empecilho para que a utilizasse em sua tarefa educativa.

 

Jose Augusto Abreu Aguiar

Professor da Rede Salesiana de Escolas, no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Macaé, RJ.

URL do site:

Terça, 24 Janeiro 2017 18:24

Para Dom Bosco, todo jovem possuía um ponto sensível para o bem, o que definia para o educador/formador o dever de descobrir esse ponto, essa corda do coração e aproveitá-la.