Congresso Internacional, realizado de 20 a 23 de setembro, reuniu educadores salesianos de vários países para refletir sobre juventude, projeto de vida e educação. Entre os diversos trabalhos acadêmicos apresentados, dois eram brasileiros.

 

 

Diretores, professores, supervisores e coordenadores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), em parceria com a Life Intercâmbios, participaram da Jornada Internacional de Educação, nos dias 3 a 12 de setembro.

 

O XVI Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escola (ENARSE) e o IX Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL) foram realizados em Brasília, DF, nos dias 26 a 28 de setembro, e reuniram cerca de 350 representantes das unidades da RSB-Escolas em todo o País.

 

Neste artigo, Ana Lúcia Farias da Silva, mestra em Letras pela UFRRJ e doutoranda em Línguística Aplicada pela Universidade de Évora (Portugal), oferece algumas reflexões sobre a redação no Enem e o ensino da escrita para a promoção do ser e do saber.

 

 

O incentivo às diversas formas de aprendizagem é uma das práticas exercidas pela educação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - CNSA, inidade da RSB Escolas em Petrolina. Possibilitar vivências, que estejam fora do ambiente habitual da sala de aula e para além dos muros da escola, é uma metodologia que amplia as formas de assimilar o conteúdo, além de estimular nos estudantes o seu desenvolvimento integral.

 

A Obra Social Novo Lar, em Viamão, RS, conta em seu quadro de educadores com três ex-alunos participantes do Projeto Jovem Aprendiz. A seguir, eles contam sua experiência.

 

O projeto pode acontecer todos os anos, mas sempre será inesquecível para quem participa. Trata-se do Voluntariado Missionário do UniSALESIANO,  em que alunos de Araçatuba e Lins, no interior do Estado de São Paulo, viajam para as aldeias indígenas do Mato Grosso com o objetivo de conhecer a realidade local, identificar problemas e encontrar soluções para uma melhor qualidade de vida.

 

Padre Ronaldo Zacharias, SDB, é doutor em Teologia Moral, professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o UNISAL, onde foi reitor durante seis anos. É secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e atua na formação do clero, professores, agentes de pastoral e juventude. A seguir, reproduzimos a entrevista sobre ética que ele concedeu à Revista de Educação, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a ANEC, edição de janeiro a junho de 2018.

 

Se o desenvolvimento do espírito crítico está no centro da missão educativa da escola, isso é central também para as famílias. Como vai a interação na família? Como dar espaço às palavras das crianças e ampliar seus horizontes? A revista “Don Bosco Aujourd’hui” – equivalente na França ao “Boletim Salesiano” – entrevistou alguns pais sobre as normas que adotaram.
 
Pagina 1 de 19