Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados insatisfatórios. É o que mostra o relatório Education at a Glance 2017 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), publicado em 12 de setembro pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Uma oportunidade única e motivadora. Assim é definida pelos dez acadêmicos dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO de Araçatuba, SP, a viagem para os EUA, com o objetivo de conhecer e trocar experiências com profissionais do Kennedy Space Center – NASA.

 

Desde o dia 21 de agosto, os alunos das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – unidade da RSB-Escolas em Macaé, RJ – promovem mais uma edição da Cantina Solidária. O projeto é uma iniciativa prática da disciplina de Matemática, na qual os alunos estudam o sistema monetário e arrecadam fundos para o projeto social Oratório Dom Bosco.

 

Depois de ter como destaque a iniciativa de dois ex-aprendizes salesianos no Estado de Minas Gerais, o Prêmio Bom Exemplo é realizado em Mato Grosso, pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Cuiabá. Novamente, um projeto que faz jus aos valores salesianos figura entre os cinco finalistas, revelando o protagonismo de um dos alunos da RSB-Escolas.

 

O Salesiano Santa Rosa, unidade da RSB-Escolas em Niterói, RJ, desenvolve com seus alunos atividades pedagógicas e pastorais para que eles sejam “bons cristãos, honestos cidadãos”, pessoas capazes de transformar positivamente o mundo. Dentre as ações realizadas está o projeto interdisciplinar “Memórias”, que envolve ações de inclusão e integração com pessoas idosas. Uma verdadeira e emocionante aula de vida!

 

Quinta, 03 Agosto 2017 18:06

Vem aí a Edebê Educação

Escrito por

A Editora Edebê lança no próximo dia 16 de agosto – data dedicada à memória de São João Bosco – uma nova plataforma educacional: a Edebê Educação. Já funcionando em ambiente de testes (no hotsite:http://edebe.com.br) em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), a plataforma permite conectar alunos, professores e familiares; divulgar e compartilhar as realizações das escolas com maior agilidade; e realizar atividades pedagógicas, provas e simulados no próprio ambiente virtual. Além disso, serão mantidas todas as funcionalidades já existentes no portal da Edebê, incluindo o acesso ao material didático digital.

 

Com o intuito de promover o aprendizado e a vivência acadêmica além das paredes da sala de aula, os alunos da disciplina de “O Homem e o Fenômeno Religioso” da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, unidade da RSB-Ensino Superior em Macaé, RJ, são incentivados a colocar em prática conceitos como solidariedade e compaixão.

 

O CDIO, organização mundial que reúne 120 instituições (como Harvard, Stanford, Arizona University (EUA) e UNISAL) e desenvolve pesquisa para o ensino da Engenharia de maneira diferente do modelo tradicional, realizará nos dias 23 a 25 de agosto o V Encontro Latino-Americano CDIO 2017, em Bogotá, Colômbia, e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) será uma das instituições organizadoras do evento.

 

“Este é um fato importante para a consolidação do nosso status internacional, como primeira instituição brasileira a participar da Iniciativa CDIO”, afirma o professor Lúcio Veraldo, coordenador do Curso de Engenharia de Produção.

 

A Editora Edebê está em fase de testes de sua nova plataforma Edebê Educação. Participam do projeto piloto cerca de 18.385 alunos de 26 escolas. A atividade visa testar e aprimorar as funcionalidades do módulo, que será lançado em agosto. Os simulados são aplicados com acompanhamento da Equipe Edebê e da direção da RSB-Escolas por videoconferência, uma das funcionalidades da nova plataforma, que permite ao educador aplicar provas e monitorar a atividade a distância.

 

A Rede Salesiana Brasil de Escolas acaba de disponibilizar no portal RSB o relatório do I Simulado ENEM Salesiano, realizado entre os dias 13 e 21 de junho. Ao todo, participaram do teste 64 escolas e cerca de 2 mil alunos. O relatório informa as médias TRI do simulado por polo, inspetoria, estado e escola. Os relatórios individuais dos alunos podem ser consultados diretamente na plataforma da Edebê (https://portal.edebe.com.br).

 

A RSB-Escolas recomenda que este documento seja compartilhado com toda a comunidade da escola, avaliado por gestores e educadores e ajude nossas unidades a aprimorarem, cada vez mais, a preparação dos nossos alunos para o ENEM. Acesse e faça o download do relatório na biblioteca da RSB-Escolas, na aba Documentos.

Fonte: RSB-Informa

Pagina 1 de 17