A Obra Social Novo Lar, em Viamão, RS, conta em seu quadro de educadores com três ex-alunos participantes do Projeto Jovem Aprendiz. A seguir, eles contam sua experiência.

 

O projeto pode acontecer todos os anos, mas sempre será inesquecível para quem participa. Trata-se do Voluntariado Missionário do UniSALESIANO,  em que alunos de Araçatuba e Lins, no interior do Estado de São Paulo, viajam para as aldeias indígenas do Mato Grosso com o objetivo de conhecer a realidade local, identificar problemas e encontrar soluções para uma melhor qualidade de vida.

 

Padre Ronaldo Zacharias, SDB, é doutor em Teologia Moral, professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o UNISAL, onde foi reitor durante seis anos. É secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e atua na formação do clero, professores, agentes de pastoral e juventude. A seguir, reproduzimos a entrevista sobre ética que ele concedeu à Revista de Educação, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a ANEC, edição de janeiro a junho de 2018.

 

Se o desenvolvimento do espírito crítico está no centro da missão educativa da escola, isso é central também para as famílias. Como vai a interação na família? Como dar espaço às palavras das crianças e ampliar seus horizontes? A revista “Don Bosco Aujourd’hui” – equivalente na França ao “Boletim Salesiano” – entrevistou alguns pais sobre as normas que adotaram.
 

O coordenador mundial das Instituições Universitárias Salesianas (IUS), Pe. Marcelo Farfán, cumprindo o cronograma para os meses de abril e maio, fez visitas aos centros universitários do Brasil e, durante sua estadia, concedeu à Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) uma entrevista para contar um pouco dos objetivos das vistas.

 

Em várias unidades da RSB-Escolas, a eleição de representantes e líderes de turma é um momento de incentivo ao protagonismo juvenil e à formação cidadã.

 

Nesta quinta-feira, 19 de abril, celebramos o Dia do Índio. A data remete ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, tornando-se um marco da luta dos povos originários do Continente por seus direitos. Um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e do respeito à sua cultura.

 

Viajar diretamente para a Olimpíada de Inverno 2018, realizada em Pyeongchang, na Coreia do Sul, sem sair da escola foi um dos objetivos do grande projeto sobre os “Jogos Olímpicos de Inverno” realizado pelo professor Gabriel Barros (Educação Física), com os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio do Carmo, unidade da RSB-Escolas em Guaratinguetá, SP.

 

Diretrizes definem-se como indicações para orientar, regular e nortear um percurso visando um determinado fim. Assim, com o intuito de consolidar a filosofia salesiana como um referencial educacional, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) mais uma vez se coloca como líder em inovação e melhorias das perspectivas educacionais e lança as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras (DIRPEs), que sucedem e substituem o Projeto Pedagógico – Marco Referencial vigente desde 2002.

 

Pagina 1 de 19