“A vida pode ser muito mais simples do que esperávamos. A certeza de um sorriso puro, um olhar profundo e uma mão acolhedora me levam a contemplar Deus, tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande. Divino, mas profundamente humano”. Essas palavras ditas pelo padre Ademir Oliveira, pró-reitor da Pastoral Universitária, definem os dez dias vividos por ele e por um grupo de aproximadamente 20 alunos do Unisalesiano de Araçatuba e Lins, SP, na aldeia de São Marcos, no Mato Grosso.

 

Nove jovens provenientes dos Estados do Amazonas e Pará foram enviados às obras salesianas da Inspetoria São Domingos Sávio para uma experiência de voluntariado vocacional. Com idades entre 19 e 31 anos, os jovens após fazerem um pedido formal, passarão seis meses nas obras conhecendo e trabalhando junto aos Salesianos. Ao final do período serão avaliados pelas comunidades a que foram designados e, se continuarem, farão no próximo ano, no Centro Salesiano de Formação – CESAF, em Manaus, o pré-noviciado.

 

A Semana Missionária, projeto da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Estado de São Paulo, começou neste sábado, 15, e tem recorde de participantes. Mais de mil jovens provenientes de obras sociais, escolas, ensino superior e paróquias salesianas, além dos vocacionados salesianos, atuarão como missionários até o dia 23.

 

A próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, programada para outubro de 2018 sobre o tema “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”, é uma verdadeira bênção para a Igreja e para os jovens. Em preparação ao Sínodo foram enviados a todas as dioceses o questionário e o texto do Documento Preparatório. A coleta das estatísticas e considerações e a partilha de situações e atividades, como se sugere no documento, serão certamente um trampolim para a reflexão e a ação salesianas futuras.

 

Entre os dias 1º e 3 de junho, a Rede Salesiana Brasil, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, realizou em Brasília, DF, o Seminário Nacional sobre a Realidade Juvenil, com o tema “Para onde vai a juventude?”. O evento foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro, com a presença de cerca de 150 pessoas, membros da Família Salesiana, entre coordenadores, diretores, animadores de pastoral das obras salesianas, equipes pedagógicas, voluntários, educadores e membros do Conselho Nacional da AJS.

 

As já tradicionais Romarias Jovens e muitas outras atividades como Tarde Mariana, Encontrões e Vigílias deixaram o mês de maio ainda mais movimentado e cheio de fé para os jovens da Articulação da Juventude Salesiana do Nordeste.

Pagina 1 de 21