Mais uma vez, seguindo a tradição anual, milhares de jovens dos grupos da Articulação da Juventude Salesiana vinculados aos Salesianos de Dom Bosco e às Filhas de Maria Auxiliadora no Estado de São Paulo se reuniram no Colégio Salesiano Santa Teresinha, na capital, para a realização do FEST – Festival da Juventude Salesiana.

 

Não se pode pensar em uma Igreja sem a presença de jovens. O Santo Padre explicou e repetiu: “Precisamos dos jovens, pedras vivas de uma Igreja de rosto jovem, mas sem maquiagem, ou seja: não rejuvenescida, mas renovada de dentro”. Começa hoje o tão aguardado Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que vai até o dia 28 de outubro de 2018. Na homilia da Missa celebrada na Praça de São Pedro, repleta de jovens e de padres sinodais, o Papa Francisco expressou: “Os jovens nos chamam para que cuidemos deles com compromisso ... Não os deixemos sozinhos”.

 

Segunda, 24 Setembro 2018 17:25

Sínodo com sabor salesiano

Escrito por

O Sínodo dos Bispos, que iniciará no próximo dia 3 de outubro e terá como tema "Juventude, fé e discernimento vocacional", foi definido por dom Raul Biord Castillo, SDB, bispo de La Guaira (Venezuela) como "um sínodo com sabor salesiano". Ele está certo: seja porque o tema escolhido diz respeito ao acompanhamento pastoral dos jovens, isto é, às próprias raízes do carisma salesiano; seja pela ampla representatividade dos salesianos (16) que foram selecionados para participar desta importante assembleia eclesial.

 

Nos próximos dias 3 a 28 de outubro, no Vaticano, será realizada a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Provenientes de todas as partes do mundo, representantes da Igreja Católica discutirão o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A novidade deste Sínodo é que ele foi todo preparado não apenas para, mas com os jovens, que contribuíram por meio de uma reunião pré-sinodal, realizada em março, e de um questionário online, respondido por mais de 100 mil jovens.

 

Já é uma tradição. Há mais de 20 anos, nos meses de janeiro e julho, centenas de jovens trocam suas férias por um trabalho gratificante de evangelização em diversas cidades do Estado de São Paulo e agora também da região sul de Minas Gerais. Eles participam da Ação Missionária e da Semana Missionária, projetos que são desenvolvidos pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, por meio do Serviço de Animação Missionária.

 

Vivenciar novas experiências, praticar a doação, construir laços de amizade e principalmente ser sinal e portador do amor de Deus. Nessas motivações, a Animação Missionária Juvenil (AMJ) no Paraná e em Santa Catarina foi realizada nos dias 15 a 21 de julho.

 

Pagina 1 de 27