artigos filtrados por data: Terça, 14 Janeiro 2014 - Portal Boletim Salesiano

 

A Livraria Editora Vaticana acaba de publicar um livro intitulado “A pena de Pedro: a comunicação da Santa Sé, da Inter Mirifica aos nossos dias”, de autoria de Ângelo Scelzo, vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
 

O livro abrange a história e a crônica da comunicação vaticana, desde o Concílio Vaticano II até o Papa Francisco. Logo, meio século do documento conciliar “Inter Mirifica”, sobre os meios de comunicação de massa, aos nossos dias, guiados pela internet.
 

Participaram da apresentação do volume, entre outros, o arcebispo dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia, André Riccardi, fundador da Comunidade romana de Santo Egídio, e padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
 

Rádio Vaticana

 

Após a realização do 13º Intereclesial, articuladores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) continuam na cidade de Juazeiro do Norte, diocese de Crato, CE, para participar do Encontro de Articulação Latino-americana e Caribenha das Comunidades. O evento teve início na segunda-feira, 13 de janeiro, e prosseguirá até sexta-feira, 17. Estão presentes representantes do Brasil, Honduras, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Haiti, República Dominicana, Argentina e Nicarágua, bem como das Filipinas e Áustria.
 

O encontro é assessorado pelo sociólogo Pedro Ribeiro e pelo padre Manoel Godoy, que fazem a leitura da realidade. São facilitadores o padre José Marins e a irmã Teolide Trevisan.
 

A matéria na íntegra pode ser lida no site da CNBB


CNBB

Publicado em Notícias Nacionais

No último sábado, 11 de janeiro, o Santuário Dom Bosco, localizado na cidade de Lorena, interior de São Paulo, ficou lotado de pessoas para a celebração de ordenação presbiteral do diácono Cláudio Andrade Motta, de 31 anos.

Publicado em Notícias Nacionais

 

A comunidade salesiana do Sudão do Sul organizou uma Comissão de Resposta as Emergências (Salesian Emergency Response) da qual fazem parte, com funções específicas e bem definidas, cinco salesianos, duas irmãs da Congregação Irmãs Caridade de Jesus, grupo pertencente à Família Salesiana, e uma irmã FMA (Filha de Maria Auxiliadora).  A criação dessa Comissão tem como objetivo oferecer uma cooperação adequada da Missão Salesiana nas operações de socorro no Sudão do Sul.
 

“Sou muito grato ao reitor-mor, padre Pascual Chávez, ao padre Václav Klement e a toda a equipe do ‘Don Bosco Network’ pela imediata resposta e sua disponibilidade em ajudar-nos – escreveu o padre Ferrington, delegado inspetorial para os dois Sudões –. A situação aqui em Juba é suficientemente calma, embora haja ainda esporadicamente tiroteios e mortes, sobretudo por vingança. Há dois dias foi realizado um sepultamento em massa de cerca de 30 pessoas - todos soldados e oficiais do exército. Quando os soldados se afastam, é quase certo que as lutas reiniciam. A população, por isso, continua vivendo no medo, e traumatizada”.
 

Na última quarta-feira, 8 de janeiro, vários salesianos e outros responsáveis pelas comunidades religiosas em Juba, capital do Sudão do Sul, visitaram um campo de refugiados preparado pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde estão presentes cerca de 9.000 pessoas. A visita teve como intuito encorajar os refugiados e mostrar a eles a proximidade da Igreja.
 

A Missão Salesiana conseguiu o apoio da Secretaria de Resposta às Emergências da Missão ONU e está tentando obter o fornecimento de alimentos, remédios, material de primeiros socorros e de higiene da Organização Internacional para as Migrações. Graças à Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle, também o ‘Catholic Relief Service’ em Juba estabeleceu contatos com os Salesianos.
 

Alguns refugiados, anteriormente acolhidos na missão salesiana, já deixaram o campo, porque encontraram refúgio entre os seus parentes. Os demais continuam e registram-se também novas chegadas. Os religiosos e os seus colaboradores continuam percorrerendo o território da Paróquia para levar auxílios aos necessitados.
 

Teme-se que os efeitos do conflito se estendam também a outras áreas do país, onde os salesianos contam com mais três obras. São muitos os refugiados que fogem das regiões mais afetadas pelo conflito, especialmente pelo lado do Quênia. As escolas estão fechadas, falta combustível, muitos lojistas abandonaram o país e é grande o número de jovens que foram convocados aos conflitos e tiveram de deixar o emprego.
 

InfoANS

Publicado em Missões

Durante o anúncio dos novos cardeais, no domingo, 12, o papa Francisco disse que reunirá o Colégio Cardinalício para debater o tema da família. O consistório está marcado para o dia 22 de fevereiro, no Vaticano, data em que se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro. Na cerimônia, os nomeados receberão o título, o capelo e o anel.

Publicado em Notícias Nacionais