artigos filtrados por data: Quinta, 30 Janeiro 2014 - Portal Boletim Salesiano

Colaboradores do Setor Universidades da CNBB estão reunidos, em Belo Horizonte, MG, para avaliar as atividades realizadas no último ano e planejar novas linhas de ação e trabalho de evangelização no âmbito universitário do país. O encontro, organizado pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, teve início na quarta-feira, 29, e prosseguirá até domingo, 2 de fevereiro.

Publicado em Notícias Nacionais

 

Diversas unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE) reservam os últimos dias de janeiro para a realização da Semana Pedagógica. É quando os gestores e as equipes pedagógicas se reúnem para momentos de reflexão, partilha e planejamento. As atividades de formação abrangem palestras, momentos lúdicos, de espiritualidade e confraternização.
 

Na recepção aos educadores novatos, os diretores e agentes de pastoral falam sobre o carisma de Dom Bosco e a Pedagogia Salesiana. Em seu discurso de boas-vindas aos educadores salesianos das escolas do Rio Grande do Norte, o Padre José Mauro da Silva deu o caminho: “Adquiram gosto não pelo Salesiano, mas por Dom Bosco. Nós é que vamos renovando, nas nossas práticas diárias, a pedagogia de Dom Bosco. Com a nossa maneira de educar, com o carinho e a dedicação aos nossos alunos. Não com o olhar autoritário, mas fazendo sempre o melhor possível”, ressaltou. 
 

Apresentação e discussão de novos projetos

A Semana também é uma oportunidade para integrar os novos professores e apresentar as novidades e desafios do ano letivo. As metas da escola salesiana passam pela busca da qualidade, da organização e da excelência de ensino.  Entre as inovações apresentadas, há projetos de âmbito local e outros que estão em sintonia com toda a Rede Salesiana.
 

Um exemplo de projeto escolar apresentado nesta Semana de Planejamento foi o “Na torcida pela vida”. A Equipe de Pastoral da Escola Salesiana São José, em Campinas, SP, aproveita o ano de Copa do Mundo para lançar uma campanha, com lançamento de logo motivacional, para animar as ações de pastoral. “O projeto está ligado ao sentido de apoiar, vestir a camisa, vibrar. Torcer pela vida é ainda mais interessante, pois todos vestirão a mesma camisa, somando forças para lutar por um futuro bom”, explica Rafael Belletti, coordenador de pastoral da escola.
 

Já a grande novidade em âmbito nacional na Rede Salesiana de Escolas é o novo Material Didático Digital da Rede, produzido pela Editora Edebe Brasil, que começa a ser usado nas escolas neste ano pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Para a diretora do Instituto Nossa Senhora das Graças (INSG Castelo), em Macaé, RJ, irmã Ana Teresa Pinto, a iniciativa corresponde a uma necessidade de inserir os alunos no contexto das novas tecnologias, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. “Essas ferramentas, quando bem utilizadas, podem facilitar o trabalho dos educadores e dinamizar as aulas. Os alunos passam a refletir sobre as informações e analisam de forma crítica o contexto que é apresentado”, afirma.
 

Também entraram na pauta da Semana de Planejamento das escolas os desafios dessa nova realidade em que cada aluno deverá levar para a escola uma ferramenta própria (tablet, notebook, netbook e ultrabook, dentro das especificações exigidas) para acesso ao livro digital, ao caderno interativo e ao portal Futurum.
 

RSE Informa

 

 

Publicado em Notícias Nacionais
Quinta, 30 Janeiro 2014 15:25

Irmãs FMA realizam renovação dos votos

Iluminadas pelo salmista que diz “Eis que venho, Senhor, fazer a vossa vontade” (SL 39), oito irmãs junioristas fizeram a renovação dos seus votos como Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), no último dia 19 de janeiro, são elas: irmã Ana Carla Freitas, irmã  Rosineide Gomes, irmã Fernandina Carvalho, irmã Roselina Bernardo, irmã Rita de Cássia, irmã Vera Lúcia, irmã Natália Gomes e irmã Claudiane Cavalcante. A celebração foi realizada no Juvenato Maria Auxiliadora, em Carpina, PE, e foi presidida pelo Jesuita, padre Spencer.

Publicado em Notícias Nacionais

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) convocou o estudante e atleta do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), da Capital baiana, Alan Gabriel Ribeiro, para participar da edição 2014 do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhora Técnica, na categoria juvenil.

Publicado em Notícias Nacionais

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, numa entrevista concedida ao jornal L'Osservatore Romano, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, disse que a Santa Sé fará o recenseamento dos sacerdotes católicos que vivem na Síria.