artigos filtrados por data: Segunda, 12 Junho 2017 - Portal Boletim Salesiano

O trabalho infantil é proibido no Brasil pela Constituição Federal de 1988. Ainda assim, 2,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão em situação de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015. O número equivale a toda a população da Jamaica e representa 5% do total de brasileiros de 5 a 17 anos. Em 2014, eram 3,3 milhões.

Em votação realizada no dia 10 de junho, na Associação Educacional Dom Bosco, o Instituto São José foi uma das instituições eleitas para compor o Conselho Municipal de Educação de Resende, RJ, no biênio 2017-2019. Foi a primeira vez que o Salesiano concorreu a uma vaga no conselho. Cada instituição particular de ensino tem direito a dois delegados. Os representantes do ISJ são o diretor executivo, Roberto Barbosa de Oliveira, e a secretária escolar, Juliana Delfino. A supervisora pedagógica Maria Márcia Pucci e a orientadora educacional Jucielli Souza são as suplentes.

Publicado em Notícias Nacionais

No dia 5 de abril de 1880, o Papa Leão XIII convidou Dom Bosco a assumir a iniciativa de construir uma igreja em honra do Sagrado Coração de Jesus, especificando que não dispunha de fundos com que ajudá-lo: o sacerdote piemontês aceitou a empresa, pondo como única condição a possibilidade de ampliar o canteiro para ladear a igreja com “um grande internato, em que acolher, instruir, endereçar a artes e ofícios tantos jovens pobres, existentes em grande número, sobretudo nesse bairro” (Giovanni Battista Lemoyne, “Vita Del Venerabile Servo di Dio Giovanni Bosco”, vol. 2). O edifício custou ao já idoso Dom Bosco enormes sacrifícios. Mas no dia 14 de maio de 1887, o templo foi consagrado. O Santo dos Jovens ali celebrou a Santa Missa no dia 16 de maio de 1887: nela, “ao rememorar sua vida, chorou com frequência”. Em 1921 o Papa Bento XV declarou o Templo do “Sacro Cuore” Basílica Menor.

Veja a galeria de fotos clicando aqui.

Publicado em Salesianidade

De 22 a 26 de maio, foi realizado no Panamá o encontro dos responsáveis da Pastoral dos Adolescentes da América Latina, com a participação de representantes das Obras Missionárias Pontifícias, do Movimento Juvenil Salesiano e da Pastoral Juvenil Hispânica dos Estados Unidos. O evento foi convocado pelo Departamento da Família, Vida e Juventude do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), com o objetivo de refletir, formar e compartilhar experiências que permitam propor novas estratégias de ação e estabelecer orientações comuns para a Pastoral dos adolescentes no continente.

Fonte: Info ANS

Segunda, 12 Junho 2017 16:40

Irmã Maria Alda, FMA, completa cem anos

Dia 09 de junho o calendário marca o centenário de nascimento da querida irmã Maria Alda Gurgel. Um século de história doada em prol da missão. A Inspetoria Maria Auxiliadora, com sede no Recife, PE, preparou uma homenagem a esta Filha de Maria Auxiliadora que ao longo da vida foi ponte em todas as  comunidades por onde passou. Vida doada incansavelmente na alegria salesiana, em tantos lugares do Norte e Nordeste, compartilhada com tantas pessoas. As FMA do Nordeste, na carta em homenagem a irmã Alda, afirmam: “A aniversariante nos ensina que ‘na vida não se perde nada sendo delicada... o segredo de viver tanto é manter sempre o bom humor’”.

No dia 2 de julho de 1942, Maria Alda Gurgel entrou no Postulado das Filhas de Maria Auxiliadora, Baturité, CE. Em 6 de janeiro de 1943, foi admitida ao noviciado. Firmando o compromisso de amor no dia 6 de janeiro de 1945, com a Primeira Profissão Religiosa, atuou como assistente e professora da Educação Infantil de vários colégios. Ir. Alda é lembrada nessas escolas pela presença acolhedora e cordial, por estar sempre com um sorriso nos lábios e por falar das  coisas divinas com a simplicidade e a convicção de quem “escolheu Deus para sempre”.  

Publicado em Notícias Nacionais