Educação
Quinta, 14 Novembro 2013 11:50

Educar para o futuro

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A situação educacional no Brasil tem se modificado na última década, o que apresenta novos desafios para as escolas particulares. A Rede Salesiana de Escolas está atenta a essa conjuntura e apresenta inovações para o próximo ano.   O Brasil tem 40,3 milhões de estudantes matriculados na rede pública de ensino em 2013, representando uma queda de mais de 1,83% em relação a 2012. Os dados preliminares são do Censo Escolar de 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em 23 de setembro. Com exceção da educação infantil, todos os outros níveis do ciclo básico de ensino (educação fundamental e ensino médio), além da educação de jovens e adultos, apresentaram queda. Esse quadro vem se repetindo nos últimos seis anos, com quedas consecutivas no número de matrículas. Segundo o MEC, isso é explicado pelo maior rigor na metodologia do Censo, que evita a duplicação de dados, e também pelo “envelhecimento” da população brasileira.
Educadores compartilham as experiências que viveram no Haiti como participantes do projeto da Rede Salesiana de Escolas “Professores sem Fronteiras”.   “Uma missão mais do que especial com crianças e jovens inesquecíveis que farão parte de toda minha vida”, relatou o professor Renato de Castro, sobre a experiência que ele viveu no Haiti ao lado de outros três educadores da Rede Salesiana de Escolas (RSE): Guilherme Brondi, Corjesus Costa e Rogério Batista. Formados em Educação Física, esses professores viajaram para o Haiti, no mês de julho, com o compromisso de desenvolver práticas esportivas com os alunos dos colégios e oratórios salesianos. A missão, que ganhou o nome de “Professores sem Fronteiras”, durou 28 dias e ajudou a transformar, por meio do esporte, a rotina de crianças e jovens que vivem abaixo da linha de pobreza.
Os conteúdos e ferramentas digitais já estão ganhando salas de aula em todo o mundo. As novas tecnologias, quando bem usadas, têm potencial para facilitar o trabalho dos educadores, dinamizar as aulas, entrar em sintonia com a linguagem dos alunos e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Com essa premissa, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) tem buscado nessa área o que existe de mais interessante e inovador para agregar valor ao seu Projeto Pedagógico Pastoral.
O estudante Thiago Santos de Moraes, 17 anos, do 3º ano do ensino médio do colégio Salesiano Dom Bosco,em Salvador, BA, está entre os 78 alunos brasileiros selecionados pela Câmara dos Deputados para participar do “Parlamento Jovem Brasileiro 2013”. O jovem venceu uma extensa lista com 1.631 projetos. Entre 23 e 27 de setembro, eles participarão de uma jornada parlamentar atuando como deputados federais.
  Neste semestre, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, está proporcionando aos alunos o uso de tablets como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Os dispositivos estão à disposição dos professores desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, para deixar as aulas mais interativas e estimular os estudantes ao conteúdo de sala de aula através do uso desta tecnologia - adaptando-a conforme a aula de cada professor.
O simulado Tirando de Letra envolveu as unidades da RSE de todo o país com o objetivo de ajudar alunos e educadores a se prepararem melhor para o ENEM e os vestibulares.
Educação
Quinta, 14 Novembro 2013 11:50

Educar para o futuro

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A situação educacional no Brasil tem se modificado na última década, o que apresenta novos desafios para as escolas particulares. A Rede Salesiana de Escolas está atenta a essa conjuntura e apresenta inovações para o próximo ano.   O Brasil tem 40,3 milhões de estudantes matriculados na rede pública de ensino em 2013, representando uma queda de mais de 1,83% em relação a 2012. Os dados preliminares são do Censo Escolar de 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em 23 de setembro. Com exceção da educação infantil, todos os outros níveis do ciclo básico de ensino (educação fundamental e ensino médio), além da educação de jovens e adultos, apresentaram queda. Esse quadro vem se repetindo nos últimos seis anos, com quedas consecutivas no número de matrículas. Segundo o MEC, isso é explicado pelo maior rigor na metodologia do Censo, que evita a duplicação de dados, e também pelo “envelhecimento” da população brasileira.
Educadores compartilham as experiências que viveram no Haiti como participantes do projeto da Rede Salesiana de Escolas “Professores sem Fronteiras”.   “Uma missão mais do que especial com crianças e jovens inesquecíveis que farão parte de toda minha vida”, relatou o professor Renato de Castro, sobre a experiência que ele viveu no Haiti ao lado de outros três educadores da Rede Salesiana de Escolas (RSE): Guilherme Brondi, Corjesus Costa e Rogério Batista. Formados em Educação Física, esses professores viajaram para o Haiti, no mês de julho, com o compromisso de desenvolver práticas esportivas com os alunos dos colégios e oratórios salesianos. A missão, que ganhou o nome de “Professores sem Fronteiras”, durou 28 dias e ajudou a transformar, por meio do esporte, a rotina de crianças e jovens que vivem abaixo da linha de pobreza.
Os conteúdos e ferramentas digitais já estão ganhando salas de aula em todo o mundo. As novas tecnologias, quando bem usadas, têm potencial para facilitar o trabalho dos educadores, dinamizar as aulas, entrar em sintonia com a linguagem dos alunos e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Com essa premissa, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) tem buscado nessa área o que existe de mais interessante e inovador para agregar valor ao seu Projeto Pedagógico Pastoral.
O estudante Thiago Santos de Moraes, 17 anos, do 3º ano do ensino médio do colégio Salesiano Dom Bosco,em Salvador, BA, está entre os 78 alunos brasileiros selecionados pela Câmara dos Deputados para participar do “Parlamento Jovem Brasileiro 2013”. O jovem venceu uma extensa lista com 1.631 projetos. Entre 23 e 27 de setembro, eles participarão de uma jornada parlamentar atuando como deputados federais.
  Neste semestre, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, está proporcionando aos alunos o uso de tablets como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Os dispositivos estão à disposição dos professores desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, para deixar as aulas mais interativas e estimular os estudantes ao conteúdo de sala de aula através do uso desta tecnologia - adaptando-a conforme a aula de cada professor.
O simulado Tirando de Letra envolveu as unidades da RSE de todo o país com o objetivo de ajudar alunos e educadores a se prepararem melhor para o ENEM e os vestibulares.