História

Obras sociais

A Ação Social Salesiana é a força motriz da Rede Salesiana Brasil que se dedica a criar um impacto positivo por meio de Projetos Sociais inovadores. Nossa missão é proporcionar desenvolvimento integral e oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, exclusão e violência.

Imagine um mundo onde todos os jovens têm acesso a uma educação de qualidade, onde são acolhidos e capacitados para trilhar caminhos de sucesso. Imaginou? Então você sabe que o futuro que você fortalece está aqui nas Obras Sociais Salesiana. Com mais de 100 presenças em todo o país, trabalhamos em rede para implementar o Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Nossa abordagem baseia-se na Identidade Carismática, ou seja, no modo salesiano de educar, através do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Acreditamos no poder da educação para transformar vidas e, portanto, nos empenhamos em garantir os Direitos Fundamentais das crianças, adolescentes e jovens do nosso país.

Junte-se a nós nessa jornada de impacto social! Com a sua ajuda, podemos oferecer um futuro promissor para aqueles que mais precisam. Seja apoiando nossos programas, voluntariando-se ou divulgando nossa causa, cada gesto conta.

Venha fazer parte da Ação Social Salesiana e faça a diferença na vida das próximas gerações, pois o futuro que você sonha está aqui!

Nossos diferenciais

Áreas de atendimento

Nosso legado

Veja o Vídeo

Depoimentos
A Ação Social da Rede Salesiana Brasil se orgulha em ter feito parte da construção de milhares de histórias ao longo dos anos.

"Quero agradecer a instituição, tive duas filhas que estudaram aqui e que hoje tenho o prazer de dizer que as duas são formadas. Eu só tenho que agradecer por tudo."

Manoel Ap. dos Santos Pai de duas ex-alunas de obra social

"Estou na obra social Salesiana há 4 anos, eu passo o dia todo aqui e aprendo tudo que nos ensinam na oficina e depois quando volto para casa, eu posso ensinar aprendi para aqueles que não sabem."

Ariane Evangelista Batista Atendida na obra social Salesiana

"Por ter sido aluna aqui, eu pude ter contribuído com o meu desenvolvimento social e me trouxe um impacto muito significativo na minha vida. Aprendi valores que hoje passo aos atendidos."

Gabriela Ex-Aluna e hoje educadora

"O oratório contribuiu muito para eu chegar onde eu cheguei, hoje eu faço faculdade de medicina e estou prestes a me formar em medicina."

Luciano Herlan Ex-atendido e hoje estudante de medicina

"Cheguei a Casa Mamãe Margarida aos 9 anos, vítima de todos os tipos de violência, atualmente sou psicóloga e coordenadora de atividades da instituição."

Maria Vanuza Siqueira Ex-Atendida e hoje Psicóloga
Destaques

Compromissos Fundamentais


O que guia a colaboração entre os projetos sociais Salesianos no Brasil é uma lista de objetivos importantes chamada Compromissos Fundamentais da Ação Social Salesiana em Rede. É a partir desses objetivos que as diferentes iniciativas sociais Salesianas coordenam suas atividades e trabalham juntas em suas áreas de atuação.

Fortalecimento
da família

Compromisso de zelar pela família enquanto primeira comunidade educativa de virtudes, ponto de partida e referência primordial da ação educativa salesiana ao longo do processo de formação integral, individual e comunitária. Compromisso em compreender e acolher as atuais realidades familiares, em sintonia com as orientações da Igreja, para promover e apoiar o desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens, acompanhando meninos e meninas ao longo do curso da vida com uma visão de família, em comunhão com os valores cristãos e o carisma salesiano.

Gestão social e
atuação em rede

Compromisso com um novo paradigma de gestão na área social: colaborativo e centrado na pessoa humana; praticado para superar diferentes formas de pobreza e exclusão; orientado para o desenvolvimento integral do indivíduo; articulando as políticas públicas. Deve ser baseado em metodologias abordagens específicas ou ressignificadas para a área social. Deve direcionar e manter o foco do trabalho da organização na superação das causas que geram os problemas sociais e os efeitos que deles emanam e não na administração destes problemas para conservar o funcionamento da organização. Deve demonstrar a ação social salesiana em rede como um projeto inspirador, que contribui de forma inovadora e efetiva para o desenvolvimento integral da juventude.

Promoção dos
Direitos Humanos

Compromisso de mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam. Compromisso de agir proativamente no território para promover, proteger e defender os direitos humanos das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Compromisso de afirmar que somente por meio deles será possível construir e manter uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça a condição peculiar e promova a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.

Ação socioeducativa
de resultado

Compromisso de educar as crianças, os adolescentes e os jovens na sociedade, em sociedade e para a sociedade, com ênfase no autocuidado, na educação de pares e na preventividade. Compromisso de intensificar a missão educativo-pastoral salesiana, em parceria com o Estado e a sociedade para gerar comportamentos sustentados em virtudes cristãs. Compromisso de alcançar, acolher e promover a dignidade dos adolescentes e jovens que se encontram expostos aos riscos ou que são autores de atos infracionais, inspirando-se na inteligência e na audácia que Dom Bosco revelou quando, no seu tempo, dedicou-se a estes sujeitos de direito. Compromisso de apoiar adolescentes e jovens em processos de socioeducação e escolhas de vida saudáveis, prevenindo a exclusão e o seu deslocamento para as margens do Sistema de Garantia de Direitos, das políticas públicas e da sociedade.

Construção de
competências

Compromisso de zelar pela família enquanto primeira comunidade educativa de virtudes, ponto de partida e referência primordial da ação educativa salesiana ao longo do processo de formação integral, individual e comunitária. Compromisso em compreender e acolher as atuais realidades familiares, em sintonia com as orientações da Igreja, para promover e apoiar o desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens, acompanhando meninos e meninas ao longo do curso da vida com uma visão de família, em comunhão com os valores cristãos e o carisma salesiano.

Cooperação para o
desenvolvimento

Compromisso de mobilizar e tecer redes de solidariedade entre comunidades educativas, a Família Salesiana e demais forças educativas que, na forma de pessoas ou de organizações eclesiais, civis ou do Estado, impulsionam projetos concretos de desenvolvimento integral da pessoa humana a partir do território. Concepção do verdadeiro desenvolvimento como um processo de passagem, para cada um e para todos, de condições menos humanas para condições mais humanas, onde o humano é sempre medido com base na perspectiva cristã (cf. Paulo VI, Populorum Progressio). Desenvolvimento como um processo multidimensional, sustentável e de fortalecimento contínuo das comunidades, a partir do território, para ampliação progressiva das possibilidades de escolha e de bem-viver das pessoas.