Congresso da VC e Assembleia Geral da CLAR

Quinta, 25 Junho 2015 10:56 Escrito por  Inspetoria São João Bosco
Congresso da VC e Assembleia Geral da CLAR Inspetoria São João Bosco
De 18 a 21 de junho de 2015, o Congresso da Vida Consagrada reuniu em Bogotá, Colômbia, aproximadamente 1.500 participantes da América Latina e do Caribe e de outras partes do mundo. O evento foi realizado no Colégio Nossa Senhora do Pilar das Irmãs da Caridade de Santa Ana.

O Congresso teve como tema: “Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje; escutemos a Deus onde a Vida Consagrada clama”. O objetivo geral do Congresso foi promover e acompanhar comunidades renovadas de Vida Consagrada centradas na Palavra de Deus e no Espírito, fundamentadas no encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo vivo, e abertas aos desafios prioritários e aos sujeitos emergentes do mundo e da Igreja; por meio da reflexão, da interpretação, do diálogo, da escuta e da comunhão, para o reencanto da fé e da vocação, o compromisso com a Nova Evangelização, a realização de uma Igreja em saída e dos pobres e a chegada do Reino. As conferências, os painéis, os trabalhos em grupos e os espaços de celebração e comunhão apontaram nesta direção.

Quatro motivos convergem no Congresso da Vida Consagrada convocado e organizado pela Confederação Caribenha e Latino-americana de Religiosos e Religiosas (CLAR): o 50º aniversário do Concílio Vaticano II e do Decreto Perfectae Caritatis sobre a Renovação da Vida Religiosa; o Ano da Vida Consagrada; a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco e a XIX Assembleia Geral da CLAR.

Logo após o Congresso da Vida Consagrada, teve início no dia 22 a XIX Assembleia Geral da Confederação Caribenha e Latino-americana de Religiosos (CLAR). O tema que permeia a Assembleia é: “Escutemos a Deus onde a vida clama”. Os trabalhos fundamentais da Assembleia que terminou no dia 24 são: estabelecer o horizonte inspirador e o ícone para os anos 2015-2018 para a Vida Religiosa do Continente e eleger a nova diretoria da CLAR para o próximo triênio. Da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-Brasil) participaram representando o país: irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD, irmã Elsie Auzier Vinhote, ASC, irmã Joaquim Sperandio, FMS e o padre Orestes Carlinhos Fistarol, SDB.

Inspetoria São João Bosco

Última modificação em Quinta, 25 Junho 2015 22:40