artigos filtrados por data: Segunda, 06 Janeiro 2014 - Portal Boletim Salesiano

Os vencedores do prêmio Amigos do Coração de 2013, direta ou indiretamente, pertencem à Família Salesiana e testemunham a grandeza de sua dimensão missionária.

Publicado em Missões

Nos dias 26 de novembro a 1º de dezembro, a Venezuela foi sede do IV Congresso Americano Missionário (CAM4-COMLA9), reunindo cerca de três mil pessoas para refletir sobre a evangelização em um continente multicultural.

Publicado em Missões

Faz-se necessário repensar os modelos tradicionais de ensino para reflexões acerca do exercício da cidadania digital: novos valores, novas posturas e novas metodologias.

Publicado em Educação

Crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos desenvolvem a criatividade e a capacidade comunicativa em uma oficina de rádio e jornal, promovida pela Casa Puríssimo Coração de Maria de Guaratinguetá, SP.

Publicado em Comunicação

A Capela São José, na comunidade da Paróquia Santa Teresinha, fica ao lado da Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro. Há mais de 15 anos a comunidade começou a se reunir pelo incansável trabalho da irmã Maria Alexandrina Amaral (Irmã Amaral), FMA que atuava na paróquia, falecida em 30 de junho de 2012. Como era uma região muito simples, escondida entre o complexo viário da Praça da Bandeira e a linha de trem, foi sempre esquecida pelo poder público. Ali moravam famílias que Irmã Amaral reunia na rua para as catequeses e as orações, todas as semanas. Atualmente, a Capela São José realiza um trabalho junto à comunidade local, com agentes de pastoral empenhados na formação católica, na ajuda social e na vida da comunidade.

Recentemente, a Capela São José ganhou projeção por ser a primeira capela grafitada do Brasil. A capela foi grafitada por dentro e por fora e passou por reformas que duraram três meses, sendo reinaugurada em 6 de outubro passado, com missa presidida por dom Orani João Tempesta. Na ocasião, houve também a reinauguração do salão paroquial, que recebeu o nome de Salão Irmã Amaral.

Rodrigo Tiradentes, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, unidade da Rede Salesiana de Escolas que fica na região, fez uma entrevista com o pároco, Frei Cardoso, da qual reproduzimos a seguir alguns trechos.

Publicado em Comunicação
Segunda, 06 Janeiro 2014 16:50

O cotidiano na espiritualidade salesiana

“Não há necessidade de separar-se da vida cotidiana para buscar o Senhor” (Dom Bosco).

O cotidiano é o desafio da vida, concreto e instigante, que se manifesta por meio de grandes contradições, tais como: opressão e liberdade, solidão e comunhão, instabilidade e segurança, violência e paz, fome e pão, tristeza e alegria, miséria e dignidade, ódio e amor, fé e descrença, e está presente na vida do jovem que busca estabelecer significados para sua existência.

 

Publicado em Dom Bosco hoje

Com o tema “Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco, para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica”, a Estreia 2014 convoca a Família Salesiana a exercer a caridade em favor dos jovens.

Publicado em Salesianidade
Segunda, 06 Janeiro 2014 16:36

A alegria do Evangelho

No dia da festa litúrgica de Cristo Rei de 2013, a humanidade foi premiada com um precioso dom: a exortação apostólica do papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual: A alegria do Evangelho.

Acompanhamos com grande contentamento a repercussão obtida pela palavra do papa Francisco em todos os mais diversificados ambientes, países, culturas e religiões.

Publicado em Editorial
Pagina 1 de 2