Ação Social
O Centro da Paróquia Santa Luzia, ligada à Rede Salesiana de Ação Social (RESAS), com sede no Jardim Nordeste, zona Leste da Capital paulista, é uma obra que brinca em serviço sim, pois na alegria salesiana, e com a participação de todos os seus educandos e educadores - entre cantos, danças, esportes e passeata, realiza o melhor trabalho educativo.
A Casa de Dom Bosco de Americana, São Paulo, realizou no último dia 14 de março, pelo segundo ano consecutivo, uma homenagem ao Dia Internacional da Luta das Mulheres, que corresponde ao dia em que centenas de mulheres foram carbonizadas nos Estados Unidos, enquanto lutavam por direitos.  
Buscando ampliar a sua atuação na área de projetos sociais, o Pró-Menor Dom Bosco, com sede na cidade de Manaus, AM,  assumiu, em 2013, o compromisso com a Orient Relógios, o Grupo Seculus e a Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro de inserir  pessoas com deficiência  no mercado de trabalho, em especial a deficiência mental, por meios do programa de aprendizagem.  
Foi realizada no dia 28 de fevereiro a 3ª fase do Plano Orgânico Local (POL), dos Salesianos São Carlos, uma atividade formativa que tem como objetivo desenvolver o planejamento estratégico da instituição aliado às ações inspetoriais.
Um trabalho sério e compromissado permite que a instituição conquiste boas parcerias. Uma educação transparente atrai colaboradores ainda mais transparentes; nessa troca, são devolvidos ao mercado não apenas profissionais, mas pessoas com valores e projetos de vida que favoreçam a sociedade.
O jovem Júlio César Francisco fala sobre o Salesianos de São Carlos, onde morou por cinco anos; a influência da pedagogia de Dom Bosco em sua vida e os estudos que realiza hoje sobre o Sistema Preventivo.   Júlio César Francisco, 25 anos, teve uma infância difícil. Passou por diversas entidades de acolhimento e pela vida na rua, até ser acolhido na obra Salesianos São Carlos, no interior paulista. Morou na entidade de 2002 a 2007, quando iniciou o curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Sua história já seria um exemplo de como a pedagogia salesiana pode mudar a vida de um jovem. Mas Júlio quis ir além: partiu de sua experiência pessoal para aprofundar os estudos acadêmicos sobre educação e marginalização de jovens atendidos em entidades de acolhimento. Em 10 de dezembro passado, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “A Educação Escolar e o Processo de Marginalização dos Atendidos pela Fundação Casa da Região de Sorocaba-SP”, com o qual obteve nota máxima, e já iniciou outro projeto de estudo na mesma linha. Ao Boletim Salesiano, Júlio fala sobre sua trajetória e sobre oSistema Preventivo de Dom Bosco.
Ação Social
O Centro da Paróquia Santa Luzia, ligada à Rede Salesiana de Ação Social (RESAS), com sede no Jardim Nordeste, zona Leste da Capital paulista, é uma obra que brinca em serviço sim, pois na alegria salesiana, e com a participação de todos os seus educandos e educadores - entre cantos, danças, esportes e passeata, realiza o melhor trabalho educativo.
A Casa de Dom Bosco de Americana, São Paulo, realizou no último dia 14 de março, pelo segundo ano consecutivo, uma homenagem ao Dia Internacional da Luta das Mulheres, que corresponde ao dia em que centenas de mulheres foram carbonizadas nos Estados Unidos, enquanto lutavam por direitos.  
Buscando ampliar a sua atuação na área de projetos sociais, o Pró-Menor Dom Bosco, com sede na cidade de Manaus, AM,  assumiu, em 2013, o compromisso com a Orient Relógios, o Grupo Seculus e a Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro de inserir  pessoas com deficiência  no mercado de trabalho, em especial a deficiência mental, por meios do programa de aprendizagem.  
Foi realizada no dia 28 de fevereiro a 3ª fase do Plano Orgânico Local (POL), dos Salesianos São Carlos, uma atividade formativa que tem como objetivo desenvolver o planejamento estratégico da instituição aliado às ações inspetoriais.
Um trabalho sério e compromissado permite que a instituição conquiste boas parcerias. Uma educação transparente atrai colaboradores ainda mais transparentes; nessa troca, são devolvidos ao mercado não apenas profissionais, mas pessoas com valores e projetos de vida que favoreçam a sociedade.
O jovem Júlio César Francisco fala sobre o Salesianos de São Carlos, onde morou por cinco anos; a influência da pedagogia de Dom Bosco em sua vida e os estudos que realiza hoje sobre o Sistema Preventivo.   Júlio César Francisco, 25 anos, teve uma infância difícil. Passou por diversas entidades de acolhimento e pela vida na rua, até ser acolhido na obra Salesianos São Carlos, no interior paulista. Morou na entidade de 2002 a 2007, quando iniciou o curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Sua história já seria um exemplo de como a pedagogia salesiana pode mudar a vida de um jovem. Mas Júlio quis ir além: partiu de sua experiência pessoal para aprofundar os estudos acadêmicos sobre educação e marginalização de jovens atendidos em entidades de acolhimento. Em 10 de dezembro passado, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “A Educação Escolar e o Processo de Marginalização dos Atendidos pela Fundação Casa da Região de Sorocaba-SP”, com o qual obteve nota máxima, e já iniciou outro projeto de estudo na mesma linha. Ao Boletim Salesiano, Júlio fala sobre sua trajetória e sobre oSistema Preventivo de Dom Bosco.