O dia 19 de junho de 2026 ficará marcado para sempre na história do Salesiano Resende, no Rio de Janeiro. Dando início às comemorações dos 50 anos do colégio, foi realizada a abertura da 40ª Olimpíada Salesiana.
Com a temática voltada para a Copa do Mundo, o espetáculo envolveu todos os segmentos da escola. Os alunos do Infantil 2, 3 e 4 realizaram uma homenagem para os mascotes da Copa: Maple, Zayu e Clutch.
Já as crianças do Infantil 5 e 1° ano celebraram a paixão pelo futebol, tão presente em nosso país. Do 2° ao 5° ano, os estudantes apresentaram uma coreografia honrando a bandeira nacional e, por fim, as turmas do 6° ano a 2ª série do Ensino Médio representaram o legado e a tradição do Brasil no futebol mundial.
Encerrando as apresentações, a 3ª série do Ensino Médio protagonizou a entrada das bandeiras, o juramento e o acendimento da pira olímpica.
Para encerrar o rito, a atleta Ingrid Belfort acendeu a pira olímpica, enquanto as alunas Ana Clara Zikan de Albuquerque e Lívia Bonfim Naves realizaram o solene juramento olímpico.
Além do tradicional início dos jogos, a noite marcou a abertura oficial do ciclo jubilar de 50 anos do Colégio Salesiano Resende. "Celebrar o marco de nossa história — desde o estabelecimento da presença salesiana em 1976 e o avanço das obras do nosso colégio, até a abertura oficial de nossa casa em 1977 — é, acima de tudo, um motivo para agradecer a Deus”, destacou o diretor de Pastoral, padre Leonardo Tadeu, SDB.