Casas salesianas promovem iniciativas com foco no Meio Ambiente

Terça, 23 Junho 2026 14:38 Escrito por  Inspetorias Salesianas
Ao longo deste mês, algumas casas salesianas realizaram atividades com os alunos e educandos para reforçar a necessidade de preservar o Meio Ambiente, valorizar os recursos naturais e proteger a Casa Comum. As iniciativas foram motivadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.


Plantio de árvores no Recanto da Cruz Grande

A Obra Social Recanto da Cruz Grande, em Itapevi, SP, abriu a Semana do Meio Ambiente, no dia 2 de junho, com uma ação especial: o plantio de 20 árvores nativas, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Animal.

Antes do plantio, os educandos participaram de uma dinâmica educativa sobre a cadeia alimentar, refletindo sobre a interdependência entre os seres vivos e a importância da preservação ambiental para a manutenção da vida.

Em seguida, foram plantadas mudas de Goiaba, Araçá, Urucum e Jenipapo, espécies nativas que contribuem para a biodiversidade e para a construção de um ambiente mais saudável e sustentável.

Os educandos da obra também realizaram o plantio de 10 mudas de videiras, entre variedades de uvas brancas e pretas.

“Mais do que cultivar a terra, esta atividade nos convida a cultivar valores como o cuidado, a responsabilidade, a paciência e a gratidão pelos dons da criação”, afirmou a coordenadora da obra, irmã Metka Kastelic.

Jornada sobre a água no Salesiano São Gonçalo

O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, recebeu, no dia 9 de junho, a equipe do Projeto Iguapé para uma jornada educativa sobre água e saneamento básico destinada aos alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental II.

A atividade, intitulada “A Arte e a Ciência de Sanear”, combinou ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio da metodologia STEAM e foi uma iniciativa da Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento.

A programação distribui os estudantes por cinco estações temáticas interativas: realidade virtual, laboratório de tratamento de água, aula-show musical, atividades artísticas e reflexões sobre a pegada hídrica. Cada aluno recebeu um passaporte de participação que foi carimbado ao longo do percurso, transformando o aprendizado em uma experiência lúdica de exploração.

A narrativa do projeto convidou os participantes a percorrerem os caminhos da água, como em uma viagem real, para compreender o papel do saneamento na saúde e no equilíbrio ambiental.

 

Educação ambiental na Cidade Dom Bosco

 

A Obra Social Salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS, realizou uma ação de educação ambiental com adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz.

A atividade envolveu os estudantes das turmas de Assistente Administrativo 2, Assistente Administrativo 3 e Logística 3 e contou com a parceria de acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A ação integrou o projeto de extensão Arborização Urbana: Plantando Consciência para um Futuro Sustentável e proporcionou momentos de reflexão e troca de conhecimentos sobre a preservação ambiental.

Durante o encontro, os adolescentes participaram de um quiz interativo e aprofundaram a compreensão sobre o papel de cada cidadão na construção de cidades sustentáveis.

As atividades foram encerradas com o plantio de mudas no espaço de jardinagem da Cidade Dom Bosco. A atividade reforçou a proposta educativa desenvolvida pela Cidade Dom Bosco, que busca promover a formação humana, social e profissional dos adolescentes atendidos.

Palestra sobre o Meio Ambiente no Centro Juvenil em Manicoré

 

No dia 17 de junho, foi realizada no Centro Juvenil Salesiano de Manicoré, AM, uma palestra com o tema “Juventude e Cuidado com o Meio Ambiente”.

A atividade teve como objetivo conscientizar os adolescentes e jovens sobre a importância da preservação ambiental e o papel fundamental da juventude na construção de um futuro mais sustentável.

Durante a palestra, foram abordados temas como aquecimento global, efeito estufa, mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

Ao longo da exposição, os participantes compreenderam melhor como as ações humanas influenciam o meio ambiente e a importância da adoção de práticas sustentáveis para reduzir os danos ambientais e preservar os recursos naturais para as futuras gerações.

A atividade contou com a participação da Secretária Municipal de Meio Ambiente, que compartilhou conhecimentos e experiências sobre os desafios ambientais enfrentados atualmente, destacando a necessidade do envolvimento da comunidade, especialmente dos jovens, na proteção e conservação do meio ambiente.


Por: com informações das inspetorias salesianas

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 23 Junho 2026 15:19

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.


Casas salesianas promovem iniciativas com foco no Meio Ambiente

Terça, 23 Junho 2026 14:38 Escrito por  Inspetorias Salesianas
Ao longo deste mês, algumas casas salesianas realizaram atividades com os alunos e educandos para reforçar a necessidade de preservar o Meio Ambiente, valorizar os recursos naturais e proteger a Casa Comum. As iniciativas foram motivadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.


Plantio de árvores no Recanto da Cruz Grande

A Obra Social Recanto da Cruz Grande, em Itapevi, SP, abriu a Semana do Meio Ambiente, no dia 2 de junho, com uma ação especial: o plantio de 20 árvores nativas, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Animal.

Antes do plantio, os educandos participaram de uma dinâmica educativa sobre a cadeia alimentar, refletindo sobre a interdependência entre os seres vivos e a importância da preservação ambiental para a manutenção da vida.

Em seguida, foram plantadas mudas de Goiaba, Araçá, Urucum e Jenipapo, espécies nativas que contribuem para a biodiversidade e para a construção de um ambiente mais saudável e sustentável.

Os educandos da obra também realizaram o plantio de 10 mudas de videiras, entre variedades de uvas brancas e pretas.

“Mais do que cultivar a terra, esta atividade nos convida a cultivar valores como o cuidado, a responsabilidade, a paciência e a gratidão pelos dons da criação”, afirmou a coordenadora da obra, irmã Metka Kastelic.

Jornada sobre a água no Salesiano São Gonçalo

O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, recebeu, no dia 9 de junho, a equipe do Projeto Iguapé para uma jornada educativa sobre água e saneamento básico destinada aos alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental II.

A atividade, intitulada “A Arte e a Ciência de Sanear”, combinou ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio da metodologia STEAM e foi uma iniciativa da Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento.

A programação distribui os estudantes por cinco estações temáticas interativas: realidade virtual, laboratório de tratamento de água, aula-show musical, atividades artísticas e reflexões sobre a pegada hídrica. Cada aluno recebeu um passaporte de participação que foi carimbado ao longo do percurso, transformando o aprendizado em uma experiência lúdica de exploração.

A narrativa do projeto convidou os participantes a percorrerem os caminhos da água, como em uma viagem real, para compreender o papel do saneamento na saúde e no equilíbrio ambiental.

 

Educação ambiental na Cidade Dom Bosco

 

A Obra Social Salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS, realizou uma ação de educação ambiental com adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz.

A atividade envolveu os estudantes das turmas de Assistente Administrativo 2, Assistente Administrativo 3 e Logística 3 e contou com a parceria de acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A ação integrou o projeto de extensão Arborização Urbana: Plantando Consciência para um Futuro Sustentável e proporcionou momentos de reflexão e troca de conhecimentos sobre a preservação ambiental.

Durante o encontro, os adolescentes participaram de um quiz interativo e aprofundaram a compreensão sobre o papel de cada cidadão na construção de cidades sustentáveis.

As atividades foram encerradas com o plantio de mudas no espaço de jardinagem da Cidade Dom Bosco. A atividade reforçou a proposta educativa desenvolvida pela Cidade Dom Bosco, que busca promover a formação humana, social e profissional dos adolescentes atendidos.

Palestra sobre o Meio Ambiente no Centro Juvenil em Manicoré

 

No dia 17 de junho, foi realizada no Centro Juvenil Salesiano de Manicoré, AM, uma palestra com o tema “Juventude e Cuidado com o Meio Ambiente”.

A atividade teve como objetivo conscientizar os adolescentes e jovens sobre a importância da preservação ambiental e o papel fundamental da juventude na construção de um futuro mais sustentável.

Durante a palestra, foram abordados temas como aquecimento global, efeito estufa, mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

Ao longo da exposição, os participantes compreenderam melhor como as ações humanas influenciam o meio ambiente e a importância da adoção de práticas sustentáveis para reduzir os danos ambientais e preservar os recursos naturais para as futuras gerações.

A atividade contou com a participação da Secretária Municipal de Meio Ambiente, que compartilhou conhecimentos e experiências sobre os desafios ambientais enfrentados atualmente, destacando a necessidade do envolvimento da comunidade, especialmente dos jovens, na proteção e conservação do meio ambiente.


Por: com informações das inspetorias salesianas

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 23 Junho 2026 15:19

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.