Juventude
O andamento das inscrições, detalhes da programação fixa e o planejamento da mobilidade dos peregrinos durante a JMJ Rio2013 são algumas das informações apresentadas aos bispos do Brasil na 51ª Assembleia Geral que realiza-se desde o dia 10 de abril, em Aparecida, SP. A apresentação foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 17, pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta, e pelo secretario-executivo do COL, monsenhor Joel Portella Amado.   Dom Orani iniciou o momento fazendo uma apresentação geral da Jornada. O arcebispo falou da alegria da Arquidiocese do Rio de Janeiro em assumir a realização da JMJ e de como tem percebido a boa vontade dos bispos em promover e abraçar a JMJ em suas dioceses e realidades. Em seguida, apresentou rapidamente as principais notícias e trabalhos em andamento na organização do evento, entre eles, o cotidiano do peregrino durante a JMJ, a transmissão pela TV e Rádio, a preparação dos locais dos Atos Centrais, como o Campus Fidei. Também falou do centro de operações que começou a funcionar e o aplicativo para smartphone que começou a ser desenvolvido,  a preocupação pela segurança e comodidade dos participantes e o protagonismo da juventude na preparação da Jornada.   “Nosso trabalho tem sido grande. Ás vezes saem notícias que nem sempre correspondem à verdade [...] Mas tem sido uma alegria para todos nós, para os bispos que nos assessoram de perto em toda a parte administrativa e pastoral, nos dá uma alegria muito grande contribuir para a Igreja do mundo e para o futuro da humanidade por meio da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou Dom Orani.   O secretario-executivo do COL apresentou a parte mais detalhada da JMJ Rio2013 ao oferecer informações mais aprofundadas em assuntos que foram notadas como as maiores dúvidas. Foram destacados seis pontos: programação, organização, chegada e partida do Rio, acomodações, deslocamentos e paramentos.   A Jornada Mundial da Juventude também foi um dos temas da entrevista coletiva do dia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) diariamente durante a edição da Assembleia Geral. Na ocasião, Dom Orani respondeu perguntas dos jornalistas presentes para a cobertura.   Programação da Jornada   Para esclarecer algumas dúvidas sobre as atividades da JMJ, monsenhor Joel apresentou as cinco grandes linhas de programação. Os Atos Centrais (Missa de abertura, acolhida do Papa, Via-Sacra, Vigília e Missa de envio). Nas Catequeses os peregrinos  inscritos poderão participar de momentos de formação com bispos do mundo todo, entre os dias 24 e 26 de julho, das 9h às 13h, separados por grupos linguísticos distribuídos em cerca de 300 locais por toda a cidade. Também há os Atos Culturais, que são reunidos na agenda do Festival da Juventude.   A maior parte das dúvidas e especulações está em outros pontos da agenda. Os Atos Especiais, que podem ser com ou sem o papa, englobam visitas do Santo Padre a grupos previamente selecionados e/ou eventos especiais para os bispos, por exemplo. Já os Atos Protocolados, remetem à programação do Papa como chefe de Estado e, por enquanto, já estão fechados três: a chegada e a saída do Sumo Pontífice e o encontro com a presidente do Brasil. Segundo monsenhor Joel, o Comitê deve receber a visita do responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, no final de abril, e no início de maio já deve surgir mais detalhes sobre essas agendas.   Zonas de referências para diminuir mobilidade de peregrinos   Outra preocupação dos bispos é a mobilidade durante a Jornada e como serão distribuídas as atividades pela cidade. O secretario explicou a organização da Jornada por sede e subsedes e que a região metropolitana será dividida em zonas de referências, organizadas por línguas. Cada zona terá um raio de circulação médio de 7km e contará com um ponto de referência, o local da catequese, hospedagem (familiar e alojamentos) e distribuição de café da manhã para os peregrinos.   Com a imagem do mapa geográfico da cidade, monsenhor Joel apresentou o fluxo de mobilidade no Rio e como, a partir dai, serão planejados os locais das zonas de referência. “Se o Rio de Janeiro tem belezas, com montanhas e praias, isso é uma preocupação para os técnicos. E o conceito de zonas de referência é um conceito que vence isso”, afirmou. No mapa, mostrou onde serão realizados os Atos Centrais e a preocupação da organização para que os grandes deslocamentos de peregrinos sejam somente em direção de Copacabana e Guaratiba.   Transporte fretado será organizado em bolsões   A chegada e a saída ao Rio são divididos  pelos dois aeroportos e a rodoviária. Nesses pontos, haverá um polo de acolhimento para informações e o direcionamento dos peregrinos até as zonas de referência.   Os veículos fretados não entrarão na cidade e têm uma dinâmica diferenciada, estacionados em bolsões em pontos da cidade. Segundo padre Joel, a organização desse transporte será feito em duas etapas. Primeiro eles farão uma checagem em uma cidade no caminho ao Rio de Janeiro, onde ganharão adesivos ou outro tipo de sinalização de circulação, e depois terão acesso aos bolsões de estacionamento na entrada do Rio. Por enquanto, foram planejados três bolsões de checagem: um em Aparecida, SP, para os veículos que vêm do Mato Grosso do Sul e dos três estados da região Sul; outro em Casemiro de Abreu, RJ, para os peregrinos que chegam do Sul da Bahia e do Espírito Santo; e em Petrópolis, RJ, de Minas Gerais e das regiões do Norte e Nordeste do Brasil.   Os bolsões de estacionamento serão localizados nas seguintes regiões cariocas: Deodoro, Penha, Quinta da Boa Vista e em Santa Cruz. Desses locais, os peregrinos irão se locomover através do transporte público municipal. Os veículos próprios terão circulação restrita (isso ainda poderá sofrer mudanças ao longo da preparação da jornada).   Números de inscrição   Ao final, monsenhor Joel falou sobre a não obrigatoriedade da inscrição, mas a importância dela para a partilha de custos da Jornada. Assinalou ainda as vantagens de participar como peregrino, ou no caso dos bispos, credenciado, como seguro, acesso aos transportes, alimentação e kit.   Também foram apresentados números atuais sobre as inscrições. Até a noite de sexta-feira, dia 12, 196.901 peregrinos já tinham iniciado o procedimento de inscrição, sendo que destes, 125.749 já completaram o processo. São 10.204 grupos de 165 países, de todos os continentes. Os brasileiros, claro, são maioria, com 73.804 peregrinos, 58% dos inscritos até o momento. A maioria é composta por mulheres, com 67% dos peregrinos. Outro número representativo são os quase 500 deficientes que já garantiam sua participação na Jornada e contarão com várias medidas de acessibilidade na JMJ Rio2013.   JMJ Rio2013
    No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de abril, serão realizadas novas audições para a seleção de artistas voluntários da JMJ Rio2013. Os atores e dançarinos selecionados farão parte das apresentações artísticas que acontecerão em dois dos Atos Centrais do evento: a Via Sacra da Juventude, no dia 26 de julho, e na Vigília, no dia 27, ambos com a presença do Papa Francisco.   Para ser um artista voluntário, os interessados precisam ter mais de 18 anos; ter alguma experiência em teatro, dança, circo ou ginástica artística (não precisa ser profissional); e ter disponibilidade para ensaiar nos finais de semana nos meses de maio, junho e julho, na cidade do Rio de Janeiro. O Setor de Atos Centrais, do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, também procura voluntários interessados em produção de eventos.   O trabalho é voluntário, portanto, não haverá remuneração pela participação nas apresentações que darão a oportunidade para o selecionado fazer parte desse momento único com o Papa em um evento mundial. As apresentações contam com a direção artística de Ulysses Cruz, diretor artístico de renome nacional que esteve à frente de inúmeras peças de teatro e programas de televisão, entre eles, o Criança Esperança.   Os interessados devem se inscrever neste link até às 18h, de quinta-feira, dia 18 de abril. Depois de realizada a inscrição, você receberá por e-mail o horário da sua audição. Os e-mails serão enviados pela organização até sexta-feira, dia 19. As audições nos dois dias serão no período da tarde e serão realizadas na PUC Rio, localizada na rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, no Rio de Janeiro. A organização recomenda que os interessados venham com roupas confortáveis para fazer exercícios práticos, tênis, calça ou bermuda e camiseta.   JMJ Rio2013
Entres os dias 12 e 14 de abril foi realizado na cidade de Rondonópolis, MT, o Encontro Interinspetorial dos conselhos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo. O evento serviu de motivação aos representantes das localidades salesianas para o Encontro Mundial do Movimento Juvenil Salesiano/Articulação da Juventude Salesiana e da JMJ-Rio2013.   O tema abordado foi “AJS e Comunicação - Como atingir o jovem diante das novas tecnologias?”. Para a reflexão do assunto, os participantes contaram com as assessorias do padre Tiago Figueiró e da irmã Vania Ojeda, delegados da Pastoral Juvenil Salesiana das inspetorias SDB e FMA, respectivamente, além de Antonia Alves Pereira, mestre em Educomunicação.   Também auxiliaram nos trabalhos os colaboradores da Pastoral Juvenil da Sede Inspetorial, Thiago Müller e Aline Passos, além da acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Laís Mendonça. Eles deram suporte com oficinas e apresentação de novas possibilidades na comunicação off line e on line.   Missão Salesiana de Mato Grosso
Reunidos na Capela São José do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo, cidade próxima à Porto Alegre, RS, os salesianos da Inspetoria São Pio X iniciaram, na manhã desta terça-feira, dia 16 de abril, o 18º Capítulo Inspetorial (CI). O Capítulo tem como tema central a preparação para a celebração do 27º Capítulo Geral: “Testemunhas da radicalidade evangélica”.   O Capítulo Inspetorial tem como objetivos analisar o estado da Inspetoria; estudar os três Núcleos Temáticos do CG27: Místicos no Espírito, Profetas da fraternidade e Servos dos jovens; oferecer eventuais contribuições ao CG 27 relativas à vida da Congregação, às Constituições ou aos Regulamentos; revisar o Diretório Inspetorial; eleger o delegado e o suplente para o Capítulo Geral e celebrar o Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa dos padres Marcos Sandrini e Paulo Crispino Marconcini e o Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal dos padres Arcangelo Deretti, Isidoro Paula da Silva e Jaime Kniess.   O Capítulo Inspetorial foi iniciado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Inspetor Salesiano, padre Orestes Carlinhos Fistarol focando os três núcleos do Capítulo Geral, o ano da Fé e a oração vocacional. Após a homilia foram acesas pequenas velas, lembrando o ano da Fé e os participantes rezaram o Credo. Participam do CI 42 salesianos, entre eles, alguns convidados, como Dom Giovanni Zerbini, SDB, bispo emérito de Guarapuava.   Após a celebração eucarística houve a abertura do Capítulo Inspetorial na sala de reuniões, com a aprovação do Regulamento do Capítulo e a leitura do Relatório do padre Inspetor sobre o estado da Inspetoria.   Inspetoria Salesiana São Pio X
Foi realizada no dia 14 de abril, a primeira reunião do Conselho Inspetorial dos Salesianos Cooperadores – que integra as representações dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), das inspetorias Imaculada Auxiliadora e Nossa Senhora da Paz. O encontro foi realizado, na Sede Inspetorial da MSMT, em Campo Grande.   A reunião contou com a participação de 16 representantes das inspetorias SDB e FMA. E serviu para debater assuntos relacionados aos grupos de Salesianos Cooperadores.   Missão Salesiana de Mato Grosso
Com a coordenação do padre João Mendonça, delegado da Família Salesiana, foi realizado, no dia 13 de abril, o retiro trimestral da Família Salesiana da área de Manaus. O encontro foi realizado na Casa de Retiros Monsenhor Giordano, zona Leste de Manaus, e teve como tema: "O Senhor ressuscitou e não é vã a nossa fé", pregado pelo secretário inspetorial, padre João Sucarrats.   Após a partilha do tema, houve momentos de deserto, oração pessoal e confissões. Também no encontro, os participantes aproveitaram para compartilhar como estão vivenciando o bicentenário do nascimento de Dom Bosco. A celebração Eucarística ficou sob a responsabilidade  do padre Francisco Lima, que indicou elementos do cotidiano da espiritualidade salesiana neste período do tempo pascal. O evento foi encerrado com um  almoço fraterno e com os parabéns aos aniversariantes.   Inspetoria Salesiana do Amazonas
Juventude
O andamento das inscrições, detalhes da programação fixa e o planejamento da mobilidade dos peregrinos durante a JMJ Rio2013 são algumas das informações apresentadas aos bispos do Brasil na 51ª Assembleia Geral que realiza-se desde o dia 10 de abril, em Aparecida, SP. A apresentação foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 17, pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta, e pelo secretario-executivo do COL, monsenhor Joel Portella Amado.   Dom Orani iniciou o momento fazendo uma apresentação geral da Jornada. O arcebispo falou da alegria da Arquidiocese do Rio de Janeiro em assumir a realização da JMJ e de como tem percebido a boa vontade dos bispos em promover e abraçar a JMJ em suas dioceses e realidades. Em seguida, apresentou rapidamente as principais notícias e trabalhos em andamento na organização do evento, entre eles, o cotidiano do peregrino durante a JMJ, a transmissão pela TV e Rádio, a preparação dos locais dos Atos Centrais, como o Campus Fidei. Também falou do centro de operações que começou a funcionar e o aplicativo para smartphone que começou a ser desenvolvido,  a preocupação pela segurança e comodidade dos participantes e o protagonismo da juventude na preparação da Jornada.   “Nosso trabalho tem sido grande. Ás vezes saem notícias que nem sempre correspondem à verdade [...] Mas tem sido uma alegria para todos nós, para os bispos que nos assessoram de perto em toda a parte administrativa e pastoral, nos dá uma alegria muito grande contribuir para a Igreja do mundo e para o futuro da humanidade por meio da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou Dom Orani.   O secretario-executivo do COL apresentou a parte mais detalhada da JMJ Rio2013 ao oferecer informações mais aprofundadas em assuntos que foram notadas como as maiores dúvidas. Foram destacados seis pontos: programação, organização, chegada e partida do Rio, acomodações, deslocamentos e paramentos.   A Jornada Mundial da Juventude também foi um dos temas da entrevista coletiva do dia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) diariamente durante a edição da Assembleia Geral. Na ocasião, Dom Orani respondeu perguntas dos jornalistas presentes para a cobertura.   Programação da Jornada   Para esclarecer algumas dúvidas sobre as atividades da JMJ, monsenhor Joel apresentou as cinco grandes linhas de programação. Os Atos Centrais (Missa de abertura, acolhida do Papa, Via-Sacra, Vigília e Missa de envio). Nas Catequeses os peregrinos  inscritos poderão participar de momentos de formação com bispos do mundo todo, entre os dias 24 e 26 de julho, das 9h às 13h, separados por grupos linguísticos distribuídos em cerca de 300 locais por toda a cidade. Também há os Atos Culturais, que são reunidos na agenda do Festival da Juventude.   A maior parte das dúvidas e especulações está em outros pontos da agenda. Os Atos Especiais, que podem ser com ou sem o papa, englobam visitas do Santo Padre a grupos previamente selecionados e/ou eventos especiais para os bispos, por exemplo. Já os Atos Protocolados, remetem à programação do Papa como chefe de Estado e, por enquanto, já estão fechados três: a chegada e a saída do Sumo Pontífice e o encontro com a presidente do Brasil. Segundo monsenhor Joel, o Comitê deve receber a visita do responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, no final de abril, e no início de maio já deve surgir mais detalhes sobre essas agendas.   Zonas de referências para diminuir mobilidade de peregrinos   Outra preocupação dos bispos é a mobilidade durante a Jornada e como serão distribuídas as atividades pela cidade. O secretario explicou a organização da Jornada por sede e subsedes e que a região metropolitana será dividida em zonas de referências, organizadas por línguas. Cada zona terá um raio de circulação médio de 7km e contará com um ponto de referência, o local da catequese, hospedagem (familiar e alojamentos) e distribuição de café da manhã para os peregrinos.   Com a imagem do mapa geográfico da cidade, monsenhor Joel apresentou o fluxo de mobilidade no Rio e como, a partir dai, serão planejados os locais das zonas de referência. “Se o Rio de Janeiro tem belezas, com montanhas e praias, isso é uma preocupação para os técnicos. E o conceito de zonas de referência é um conceito que vence isso”, afirmou. No mapa, mostrou onde serão realizados os Atos Centrais e a preocupação da organização para que os grandes deslocamentos de peregrinos sejam somente em direção de Copacabana e Guaratiba.   Transporte fretado será organizado em bolsões   A chegada e a saída ao Rio são divididos  pelos dois aeroportos e a rodoviária. Nesses pontos, haverá um polo de acolhimento para informações e o direcionamento dos peregrinos até as zonas de referência.   Os veículos fretados não entrarão na cidade e têm uma dinâmica diferenciada, estacionados em bolsões em pontos da cidade. Segundo padre Joel, a organização desse transporte será feito em duas etapas. Primeiro eles farão uma checagem em uma cidade no caminho ao Rio de Janeiro, onde ganharão adesivos ou outro tipo de sinalização de circulação, e depois terão acesso aos bolsões de estacionamento na entrada do Rio. Por enquanto, foram planejados três bolsões de checagem: um em Aparecida, SP, para os veículos que vêm do Mato Grosso do Sul e dos três estados da região Sul; outro em Casemiro de Abreu, RJ, para os peregrinos que chegam do Sul da Bahia e do Espírito Santo; e em Petrópolis, RJ, de Minas Gerais e das regiões do Norte e Nordeste do Brasil.   Os bolsões de estacionamento serão localizados nas seguintes regiões cariocas: Deodoro, Penha, Quinta da Boa Vista e em Santa Cruz. Desses locais, os peregrinos irão se locomover através do transporte público municipal. Os veículos próprios terão circulação restrita (isso ainda poderá sofrer mudanças ao longo da preparação da jornada).   Números de inscrição   Ao final, monsenhor Joel falou sobre a não obrigatoriedade da inscrição, mas a importância dela para a partilha de custos da Jornada. Assinalou ainda as vantagens de participar como peregrino, ou no caso dos bispos, credenciado, como seguro, acesso aos transportes, alimentação e kit.   Também foram apresentados números atuais sobre as inscrições. Até a noite de sexta-feira, dia 12, 196.901 peregrinos já tinham iniciado o procedimento de inscrição, sendo que destes, 125.749 já completaram o processo. São 10.204 grupos de 165 países, de todos os continentes. Os brasileiros, claro, são maioria, com 73.804 peregrinos, 58% dos inscritos até o momento. A maioria é composta por mulheres, com 67% dos peregrinos. Outro número representativo são os quase 500 deficientes que já garantiam sua participação na Jornada e contarão com várias medidas de acessibilidade na JMJ Rio2013.   JMJ Rio2013
    No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de abril, serão realizadas novas audições para a seleção de artistas voluntários da JMJ Rio2013. Os atores e dançarinos selecionados farão parte das apresentações artísticas que acontecerão em dois dos Atos Centrais do evento: a Via Sacra da Juventude, no dia 26 de julho, e na Vigília, no dia 27, ambos com a presença do Papa Francisco.   Para ser um artista voluntário, os interessados precisam ter mais de 18 anos; ter alguma experiência em teatro, dança, circo ou ginástica artística (não precisa ser profissional); e ter disponibilidade para ensaiar nos finais de semana nos meses de maio, junho e julho, na cidade do Rio de Janeiro. O Setor de Atos Centrais, do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, também procura voluntários interessados em produção de eventos.   O trabalho é voluntário, portanto, não haverá remuneração pela participação nas apresentações que darão a oportunidade para o selecionado fazer parte desse momento único com o Papa em um evento mundial. As apresentações contam com a direção artística de Ulysses Cruz, diretor artístico de renome nacional que esteve à frente de inúmeras peças de teatro e programas de televisão, entre eles, o Criança Esperança.   Os interessados devem se inscrever neste link até às 18h, de quinta-feira, dia 18 de abril. Depois de realizada a inscrição, você receberá por e-mail o horário da sua audição. Os e-mails serão enviados pela organização até sexta-feira, dia 19. As audições nos dois dias serão no período da tarde e serão realizadas na PUC Rio, localizada na rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, no Rio de Janeiro. A organização recomenda que os interessados venham com roupas confortáveis para fazer exercícios práticos, tênis, calça ou bermuda e camiseta.   JMJ Rio2013
Entres os dias 12 e 14 de abril foi realizado na cidade de Rondonópolis, MT, o Encontro Interinspetorial dos conselhos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo. O evento serviu de motivação aos representantes das localidades salesianas para o Encontro Mundial do Movimento Juvenil Salesiano/Articulação da Juventude Salesiana e da JMJ-Rio2013.   O tema abordado foi “AJS e Comunicação - Como atingir o jovem diante das novas tecnologias?”. Para a reflexão do assunto, os participantes contaram com as assessorias do padre Tiago Figueiró e da irmã Vania Ojeda, delegados da Pastoral Juvenil Salesiana das inspetorias SDB e FMA, respectivamente, além de Antonia Alves Pereira, mestre em Educomunicação.   Também auxiliaram nos trabalhos os colaboradores da Pastoral Juvenil da Sede Inspetorial, Thiago Müller e Aline Passos, além da acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Laís Mendonça. Eles deram suporte com oficinas e apresentação de novas possibilidades na comunicação off line e on line.   Missão Salesiana de Mato Grosso
Reunidos na Capela São José do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo, cidade próxima à Porto Alegre, RS, os salesianos da Inspetoria São Pio X iniciaram, na manhã desta terça-feira, dia 16 de abril, o 18º Capítulo Inspetorial (CI). O Capítulo tem como tema central a preparação para a celebração do 27º Capítulo Geral: “Testemunhas da radicalidade evangélica”.   O Capítulo Inspetorial tem como objetivos analisar o estado da Inspetoria; estudar os três Núcleos Temáticos do CG27: Místicos no Espírito, Profetas da fraternidade e Servos dos jovens; oferecer eventuais contribuições ao CG 27 relativas à vida da Congregação, às Constituições ou aos Regulamentos; revisar o Diretório Inspetorial; eleger o delegado e o suplente para o Capítulo Geral e celebrar o Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa dos padres Marcos Sandrini e Paulo Crispino Marconcini e o Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal dos padres Arcangelo Deretti, Isidoro Paula da Silva e Jaime Kniess.   O Capítulo Inspetorial foi iniciado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Inspetor Salesiano, padre Orestes Carlinhos Fistarol focando os três núcleos do Capítulo Geral, o ano da Fé e a oração vocacional. Após a homilia foram acesas pequenas velas, lembrando o ano da Fé e os participantes rezaram o Credo. Participam do CI 42 salesianos, entre eles, alguns convidados, como Dom Giovanni Zerbini, SDB, bispo emérito de Guarapuava.   Após a celebração eucarística houve a abertura do Capítulo Inspetorial na sala de reuniões, com a aprovação do Regulamento do Capítulo e a leitura do Relatório do padre Inspetor sobre o estado da Inspetoria.   Inspetoria Salesiana São Pio X
Foi realizada no dia 14 de abril, a primeira reunião do Conselho Inspetorial dos Salesianos Cooperadores – que integra as representações dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), das inspetorias Imaculada Auxiliadora e Nossa Senhora da Paz. O encontro foi realizado, na Sede Inspetorial da MSMT, em Campo Grande.   A reunião contou com a participação de 16 representantes das inspetorias SDB e FMA. E serviu para debater assuntos relacionados aos grupos de Salesianos Cooperadores.   Missão Salesiana de Mato Grosso
Com a coordenação do padre João Mendonça, delegado da Família Salesiana, foi realizado, no dia 13 de abril, o retiro trimestral da Família Salesiana da área de Manaus. O encontro foi realizado na Casa de Retiros Monsenhor Giordano, zona Leste de Manaus, e teve como tema: "O Senhor ressuscitou e não é vã a nossa fé", pregado pelo secretário inspetorial, padre João Sucarrats.   Após a partilha do tema, houve momentos de deserto, oração pessoal e confissões. Também no encontro, os participantes aproveitaram para compartilhar como estão vivenciando o bicentenário do nascimento de Dom Bosco. A celebração Eucarística ficou sob a responsabilidade  do padre Francisco Lima, que indicou elementos do cotidiano da espiritualidade salesiana neste período do tempo pascal. O evento foi encerrado com um  almoço fraterno e com os parabéns aos aniversariantes.   Inspetoria Salesiana do Amazonas