CNBB abre sua 59ª Assembleia Geral

Terça, 26 Abril 2022 14:14 Escrito por  ACI Digital
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu a 59ª edição da Assembleia Geral da entidade nesta segunda-feira, 25 de abril.

Neste ano, o evento será em duas etapas. A primeira é em formato virtual, segundo a CNBB, devido ao alto número de contágios por Covid-19 na época de planejamento do evento. Já entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro ocorre a segunda etapa, presencial, na cidade de Aparecida, SP.

A segunda etapa da Assembleia marcará o reencontro do episcopado depois de dois anos de encontros virtuais por causa das medidas contra a pandemia impostas. Na etapa presencial serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação, como por exemplo a aprovação da terceira edição do Missal e do novo Estatuto da entidade.

O tema central desta edição é a “Igreja Sinodal - Comunhão, Participação e Missão” e está em sintonia com o Sínodo 2021-2023 convocado pelo papa Francisco. O encontro ainda traz seis temas prioritários, entre eles: o relatório anual do presidente da CNBB, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos e para a Doutrina da Fé.

Na cerimônia virtual de abertura, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, destacou que o tema central será trabalhado tendo como inspiração o documento de Aparecida nos 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho.

“A nossa pauta da etapa virtual da 59ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB já emoldura bem o caminho evangelizador que estamos percorrendo como Igreja, esperançosamente pascal, com riquezas grandes e um corajoso enfrentamento dos desafios vividos neste tempo e da complexa realidade contemporânea”, disse dom Walmor.

O núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro, também participou da abertura transmitindo a mensagem do Papa Francisco à assembleia. “Desejo, antes de tudo, transmitir a saudação do Santo Padre Francisco, sua oração e seu desejo de que essa 59ª sessão da Assembleia Geral da CNBB, com a graça do Senhor, seja um momento de comunhão e de discernimento fecundo para a vida da Igreja no Brasil e para a sociedade brasileira em seu conjunto”.

A etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB segue até o dia 29 de abril. Nesta fase serão tratados os assuntos que exigem dos bispos reflexão e discernimento.

Fonte: ACI Digital

CNBB abre sua 59ª Assembleia Geral